A Saab revelou os primeiros detalhes sobre o estudo Future Fighter System (KFS), encomendado pelo governo da Suécia para avaliar um futuro sistema de defesa aérea de 6ª geração.
Em encontro com jornalistas de defesa em dias recentes, a empresa revelou uma imagem ilustrativa que mostra um caça Gripen e um aeronave não tripulada “loyal wingman” (ala leal) com características furtivas.
Embora a Saab enfatize que se trata de um impressão artística de vários conceitos avaliados, a empresa reconheceu que uma das propostas inclui aeronaves não tripuladas, ou como também têm sido chamadas, “Aeronaves de Combate Colaborativo”.
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A Força Aérea dos EUA (USAF) tem apresssado o desenvolvimento de caças não tripulados como lições tiradas do conflito na Ucrânia onde drones têm assumido papeis cada vez mais de protagonismo em missões de ataque.
A Suécia tem pressa e deve definir os rumos de um programa para substituir o caça Gripen já em 2025 para contar com a futura aeronave em 2030.
Suécia fora do programa de caça liderado pelo Reino Unido
À Flight Global, o chefe de programas avançados da Saab, Peter Nilsson, afirmou que “a guerra na Ucrânia, a adesão à OTAN , e um orçamento de defesa ampliado” colocaram pressão no projeto.
Nilsson revelou que estão sendo explorados aspectos como baixa observabilidade, compartimento interno de armas, autonomia e inteligência artificial (IA) além de sistemas mais modernos de rastreamento por radar.
O estudo KFS surgiu após a Suécia decidir abandonar uma possível joint venture dentro do programa Tempest, lançado pelo Reino Unido e que se transformou no projeto Global Combat Air Programme (GCAP), lançado ofiiclamente em dezembro e que inclui a Itália e o Japão.
Devido ao grande investimento necessário para viabilizar um novo sistema de defesa aérea com um caça de 6ª geração era esperado que países europeus se unissem por um programa único, mas a França, Alemanha e Espanha decidiram desenvolver seu próprio projeto, o FCAS (Future Combat Air System).
A Força Aérea da Suécia, por outro lado, só colocará o Gripen E/F em serviço em 2025, uma versão aprimorada da aeronave da década de 80.