A Embraer já tinha no EMB-312 Tucano uma aeronave bem aceita no mercado de treinadores militares quando nos anos 90 decidiu desenvolver uma variante mais capaz e avançada.
A ideia agradava também a Força Aérea Brasileira e dali nascia o programa ALX que serviria como substituito dos jatos de treinamento avançado EMB-326 Xavante, uma versão sob licença do Aermacchi 326.
O EMB-314 Super Tucano surgiu como uma aeronave maior, equipada com um motor PT6 muito mais potente e capacidade de transportar armamentos além de cumprir missões nunca pensadas para o Tucano.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O primeiro voo ocorreu em 1999 e logo o A-29 Super Tucano entrou em serviço na FAB em 2003. Na Força Aérea, o avião executa missões diversas, seja na preparação de pilotos, seja na vigilância das fronteiras, sobretudo em coibir o transporte de entorpecentes vindos de países vizinhos.
A capacidade do Super Tucano logo chamou a atenção de outros países, vários deles operadores do Tucano. Um dos primeiros clientes foi a Colômbia em 2006, seguida do Chile dois anos depois.
Atualmente há pelo menos 16 operadores no mundo e outros seis países deverão se juntar a eles em breve. Os pedidos mais recentes vieram do Uruguai e do Paraguai, que encomendaram seis aeronaves cada.
Portugal será o primeiro cliente do A-29N, uma variante específica para a OTAN. A Embraer também negocia com várias outras forças aéreas e poderá anunciar novos contratos em breve.
Veja onde o EMB-314 voa atualmente
Afeganistão
Os Estados Unidos repassaram 26 aeronaves por meio do programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS) a partir de 2014, mas com a tomada do poder pelo Talibã ao menos 20 aviões foram destruídos.
Angola
O páis africano encomendou seis A-29 que foram entregues a partir de 2013.
Brasil
A Força Aérea Brasileira recebeu 99 aeronaves, mas ao menos sete foram perdidas em acidentes. Os restantes passarão por um programa de atualização em breve.
Burkina Faso
Desde 2011 a força aérea opera três modelos A-29B.
Chile
A Força Aérea do Chile recebeu 22 Super Tucanos em três lotes, o primeiro de 12 aeronaves em 2012, o segundo com seis turboélices em 2018 e mais quatro aviões em 2020.
Colômbia
O país sul-americana encomendou 25 A-29 entregues entre 2006 e 2008. Um dos aviões foi perdido supostamente abatido pelas FARC.
República Dominicana
O EMB-314 é a única aeronave de combate da pequena força aérea, com oito turboélices em serviço desde 2009.
Equador
O Equador utiliza seus Super Tucanos em missões de treinamento e combate. Dos 18 recebidos, um teria sido perdido.
Indonésia
A Força Aérea da Indonésia encomendou 16 A-29 em 2011, mas perdeu três deles em acidentes.
Líbano
Outra pequena força aérea que voa com seis A-29 recebidos em 2018.
Mali
O país africano encomendou seis Super Tucano, porém recebeu quatro deles após os recursos financeiros não terem sido obtidos. Um dos turboélices foi perdido em abril de 2020.
Mauritânia
Operadora do EMB-312 Tucano, a Mauritânia encomendou e recebeu quatro A-29 a partir de 2012.
Nigéria
A Nigéria recebeu seis A-29 em 2021 por meio do programa de Vendas Militares do Exterior, dos EUA. As aeronaves foram montadas pela parceira da Embraer, a Sierra Nevada.
Filipinas
Uma das últimas entregas de Super Tucanos novos foi feita para as Filipinas, que receberam seis aeronaves de uma vez em outubro de 2020.
Turcomenistão
A Força Aérea do Turcomenistão tomou entrega de cinco A-29 Super Tucano entre 2020 e 2021.
Estados Unidos
A Força Aérea dos EUA tem pelo menos três A-29 que foram avaliados para missões de contraterrorismo, mas seriam desativadas.
Próximos e potenciais clientes
Gana
Chegou a fechar contrato com a Embraer para cinco aeronaves em 2015, mas não recebeu nenhuma delas. Em 2024, a Sierra Nevada demonstrou o A-29 no país
Honduras
A Força Aérea de Honduras encomendou dois aviões em 2014, mas até o momento eles não foram entregues.
Paraguai
Após negociações, o Paraguai anunciou a encomenda de seis A-29 que complementarão seus AT-27 em patrulhamento de fronteiras e treinamento.
Portugal
O país já oficializou o plano de encomendar o A-29N, versão para OTAN, mas um contrato e número de aviões não é conhecido.
Uruguai
É o mais recente cliente do Super Tucano, com seis aviões encomendados em 2024.
Que eu saiba, o PT6 foi uma
Solicitação da RAF, que produziu sob licença na Shorts Brothers.