A Suécia irá adquirir quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium, revelou a Embraer nesta terça-feira, 1. O anúncio foi feito durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.
Entende-se que o governo sueco ainda deverá assinar o contrato que formaliza a aquisição mas, segundo a Embraer, o país já garantiu os slots de produção da aeronave.
Follow us: WhatsApp | BlueSky | Google News | Instagram | LinkedIn | Facebook
Na Força Aérea Sueca, o C-390 substituirá antigos turboélices C-130 Hercules, da Lockheed Martin.

“Estamos orgulhosos de dar mais este passo significativo em direção a aquisição desta aeronave interoperável. A capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas”, disse Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.
“O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentarão a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também ampliarão as sinergias europeias existentes em interoperabilidade, treinamento e suporte ao ciclo de vida”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Com a Suécia, a Embraer tem agora 46 pedidos do C-390 Millennium, além de uma carta de intenção assinada pela Eslováquia, que pretende encomendar três aeronaves.

A aeronave de transporte tático capaz de levar até 26 toneladas de carga foi selecionada por dez países: Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Coreia do Sul, Suécia, Eslováquia e uma nação não revelada.
O país mantido em sigilo, apontado como o Uzbequistão, encomendou dois C-390.
Atualmente há dez aeronaves em serviço ativo, sete na Força Aérea Brasileira, dois em Portugal e um na Hungria. A Embraer deve entregar quatro C-390 durante 2025.