A Croácia vai precisar de novos caças a partir de 2019 e o Gripen está na disputa (SAAB)
A agência de exportação de artigos militares da Suécia (FXM) oficializou na última semana sua oferta de caças Saab 39 Gripen C/D para equipar o arsenal da Croácia. A licitação atende a um pedido no ministério de defesa croata lançado em junho deste ano para aquisição de oito a 12 aeronaves de caças para substituir os antigos modelos russos MiG-21.
Segundo o comando militar da Croácia, os 12 caças MiG-21 da frota atual estão na fase final de um processo de modernização que permitirá operá-los até meados de 2024. Com esse prazo em vista, o país pretende iniciar a substituição desses modelos por novos a partir de 2019.
Essa é a segunda vez que a Suécia oferece os Gripen a Croatia. Em 2007, o país escandinavo ofereceu 12 caças Gripen C/D usados por cerca de US$ 1 bilhão. Os croatas, porém, desistiram do plano após sofrer duras perdas financeiras com a crise econômica que veio no ano seguinte.
O governo croata também considera a opção de adquirir caças Lockheed Martin F-16 de segunda mão em estoques de países que o possuem. O modelo norte-americano, apesar de ter sido projetado nos anos 1970, ainda pode ser atualizado com equipamentos de última geração, como na versão mais recente no padrão F-16V.
Gripens diferentes
O Gripen que a Suécia ofereceu a Croácia são os modelos da série C e D, os modelos atuais do caça em fabricação. Esses aparelhos são diferentes do Gripen NG, mais avançado e com melhor desempenho, que será utilizado pela Força Aérea Brasileira a partir de 2019.
A versão NG, que por enquanto os únicos clientes são o FAB e a própria força aérea sueca, ainda está em fase de desenvolvimento. O projeto será desenvolvido pela Saab em parceria com a Embraer e parte dos caças destinados a FAB serão fabricados no Brasil.
Veja mais: Avião presidencial brasileiro é recebido por caças Gripen em viagem a Suécia
Thiago, creio que tbem a Confab utilizou o An 225 para levar tbs de Viracopos para o mar do norte na Inglaterra. Tratava-se de uma manutençao programada e a entrega estava atrazada, daí a necessidade da carga ir de aviao.