A Suécia assinou um acordo de cooperação com Holanda e Áustria para fazer parte do contrato de aquisição de aeronaves C-390 Millenium, da Embraer.
A FMV (Administração de Material de Defesa), do governo sueco, anunciou em 22 de abril sua adesão ao Memorando de Entendimento (MoU) assinado no ano passado por Holanda e Áustria.
Segundo a agência, ao realizar a aquisição por meio do grupo, a encomenda “se torna mais barata e os aviões podem ser entregues mais rapidamente do que se a FMV concluísse a aquisição por conta própria”.
A Força Aérea da Suécia confirmou a seleção do C-390 no final do ano passado e pretende ter quatro aeronaves em sua frota, que substituirão os turboélices C-130 Hercules.

O acordo tripartite agora engloba um pedido de 13 jatos C-390 Millennium, sendo cinco deles para a Real Força Aérea da Holanda e quatro aeronaves para Áustria e Suécia cada.
As entregas deverão ocorrer a partir de 2027 e devem se estender até o começo da próxima década.
A seleção do C-390 pela Suécia estaria condicionada a um segundo lote de caças Saab Gripen E a ser encomendado pela Força Aérea Brasileira.
Estima-se que pelo menos nove aeronaves deverão ser adquiridas para se juntarem aos 36 jatos encomendados em 2014.