A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e a Saab anunciaram hoje (12) que chegaram a um acordo sobre a inclusão de novas funcionalidades e ajustes nos cronogramas de entregas de caças Gripen E e Gripen C/D para a força aérea da Suécia. O contrato, referente ao período de 2023 a 2030, é avaliado em 5,8 bilhões de coroas suecas (R$ 2,5 bilhões).
As novas funcionalidades encomendadas para os Gripen E suecos incluem alterações nos sistemas de guerra eletrônica, de comunicação e de reconhecimento, informou a Saab.
Sobre o Gripen C/D, a versão anterior ao Gripen E, a Saab e o FMV concordaram em ajustar os planos de desenvolvimento e entrega das aeronaves, que continuarão em serviço na Suécia após 2030, mesmo com a introdução do modelo atualizado – por ora, o Gripen E está em serviço somente com a Força Aérea Brasileira.
O fabricante não divulgou detalhes sobre as características e capacidades dos novos itens que serão introduzidos no Gripen E sueco.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Este acordo confirma a colaboração estreita existente entre a Saab, o FMV e as Forças Armadas Suecas. Estou muito orgulho que estamos contribuindo para a capacidade operacional das Forças Armadas Suecas através do fortalecimento ainda maior das capacidades do sistema Gripen, um caça de classe mundial”, diz Lars Tossman, diretor da área de negócios Aeronautics da Saab.