A Sukhoi confirmou no mês de fevereiro que o seu mais novo caça avançado multimissão Su-35BM entrará em serviço na Força Aérea Russa em 2011. “O atual progresso no programa de testes iniciais anunciaram o adiantado do cronograma para entregas da aeronave para a Rússia e clientes externos em 2011”, disse um porta-voz da empresa.
O primeiro dos dois protótipos do Su-35 já realizou com sucesso 87 sortidas de voo desde julho de 2008, demonstrando suas características avançadas no projeto para combate.
A Sukhoi planeja entregar um exemplar da nova aeronave para oficiais da Força Aérea Russa para testes ainda em 2009 e completar um total de 150 a 160 voos de ensaios. O Su-35BM é impulsionado por dois motores turbojatos 117S com direcionamento de jato vetorado, combinado com alta manobrabilidade da célula e capacidade efetiva de engajar vários alvos aéreos simultaneamente usando para atacar mísseis guiados.
A nova aeronave russa dispõe também de um novo radar AESA Irbis-E que permite ao piloto detectar e rastrear até 30 alvos enquanto engaja simultaneamente oito alvos prioritários. A empresa russa espera exportar ao menos 160 unidades do caça no futuro para um número de países incluindo Índia, Malásia e Nigéria.
Ai está um caça a altura do Brasil.
Por que a FAB não escolhe os avioes russos SUKHOI para reequipar nossa força aerea, se esse aviões, são, segundo os entendidos os melhores avioes militares multifunções existentes no momento e sobretuARIA MEdo se a Russia transferir tecnologia ao Brasil? Ainda será resquicio do antigo medo da URSS, medo do comunismo,já extinto lá? Por outro lado o Brasil nao faria melhor, se aliado à India ou Africa do Sul, ou Turquia ou República Tcheka, çpor exemplo, não desenvolvesse seus próprios meios de defesa? Gostaria de uma resposta. Obrigado.