Sukhoi moderniza antigo biplano AN-2

Avião russo em serviço desde 1947 ganhou estrutura de carbono e ficou 50% mais rápido
O AN-2 modernizado é o primeiro avião biplano com winglets (Foto - Sukhoi)
O AN-2 modernizado é o primeiro avião biplano com winglets (Foto – Sukhoi)
O AN-2 modernizado é o primeiro avião biplano com winglets (Foto - Sukhoi)
O AN-2 modernizado é o primeiro avião biplano com winglets (Foto – Sukhoi)

O Instituto de Aviação da Sibéria (SIBNIA) em conjunto com o fabricante russo Sukhoi completaram com sucesso nessa quarta-feira (10) o primeiro teste de voo da versão modernizada do veterano biplano Antonov AN-2, em serviço desde 1947.

Segundo comunicado da Sukhoi, a aeronave russa renovada tem estrutura de fibra de carbono e asas redesenhadas com direito até a winglets. Esse componente fica posicionado na extremidade das asas e ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico, o que reduz o consumo de combustível e também aumenta a estabilidade da aeronave. Essa tecnologia é comum em jatos comerciais, como o Boeing 737 e Airbus A320.

A mudança no design, de acordo com o fabricante, aumentou em 50% a velocidade do AN-2, que enfim é capaz de ultrapassar os 300 km/h – a versão antiga alcança apenas 258 km/h.

A Sukhoi, no entanto, ainda não divulgou se vai retomar a produção do AN-2, que foi encerrada na Rússia em 2002. O biplano, em contrapartida, ainda é fabricado na Polônia e na China.

Total
0
Shares
1 comments
  1. É o caso clássico em que uma aeronave é tão especial que o único substituto dela e ela mesma. É uma aeronave extremamente útil usada para abastecer localidades perdidas na vastidão do território russo, pousa em praticamente qualquer lugar sem frescura.

Comments are closed.

Previous Post
Airbus A330 da TAP

Dono da Azul vence concorrência pela companhia portuguesa TAP

Next Post
A FAB encomendou 28 unidades do KC-390 (foto - Embraer)

Apesar de cortes, governo mantém recursos para o KC-390 e o Gripen

Related Posts
Total
0
Share