“Super caça secreto” dos EUA tem concorrência lançada

Força Aérea dos EUA (USAF) enviou requerimento para fabricantes de aeronaves formalizarem propostas para o programa NGAD, caça de 6ª geração que substituirá o F-22 Raptor
Conceito de supercaça dos EUA
Conceito de supercaça dos EUA (Lockheed Martin)

A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou nesta semana que enviou uma solicitação classificada aos fabricantes de aeronaves do país para receber propostas para o desenvolvimento de engenharia e fabricação para a Plataforma de Domínio Aéreo de Próxima Geração (NGAD na sigla em inglês).

Trata-se de um caça de 6ª geração que deverá substituir o Lockheed Martin F-22A Raptor como principal avião de combate furtivo da USAF.

Segundo o serviço, a intenção é fechar um contrato já em 2024. A solicitação é o início formal do processo de seleção do fornecedor graças à definição dos requerimentos da aeronave, obtidos em ensaios secretos realizados nos últimos anos.

A Força Aérea, inclusive, fez voar uma aeronave conceitual e que incorpora os elementos estudados para o futuro caça. Não se sabe ainda quais fabricantes participaram dessa fase.

“A plataforma NGAD é um elemento vital da família de sistemas Air Dominance, que representa um salto geracional em tecnologia sobre o F-22, que ela substituirá”, disse o secretário da Força Aérea Frank Kendall.

“O NGAD incluirá atributos como letalidade aprimorada e a capacidade de sobreviver, persistir, interoperar e se adaptar no domínio aéreo, tudo em ambientes operacionais altamente contestados. Ninguém faz isso melhor do que a Força Aérea dos EUA, mas perderemos essa vantagem se não avançarmos agora,” acrescentou.

Ilustração de um suposto caça de 6ª geração divulgada pela USAF (USAF)

Capacidade de ataque ao solo

O futuro super caça de 6ª geração será projetado e fabricado com uso de ferramentas digitais e fazendo uso de uma plataforma de arquitetura aberta, capaz de ser atualizada com tecnologias inovadoras.

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Embora o comunicado não cite para quais empresas o requerimento foi enviado, é natural que elas sejam a Lockheed Martin, Boeing e Northrop Grumman, fabricantes que forneceram os mais recentes aviões de combate dos EUA.

Em paralelo, a USAF também estuda um novo motor sob o programa Next Generation Adaptive Propulsion (NGAP), com a participação da Pratt & Whitney e da General Electric.

Caça F-22 Raptor (USAF)

Um aspecto interessante do NGAD foi confirmado pela força aérea, a capacidade primária de ataque terrestre desde o início do conceito.

“A plataforma NGAD é uma das muitas capacidades de combate críticas que permitirão missões antiaéreas com a capacidade de atacar ameaças aéreas e terrestres para alcançar a superioridade aérea e apoiar a Força Conjunta”, afirmou a USAF.

Acredita-se que o caça surgido do programa NGAD deva entrar em serviço até o final da década.

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