Não é um helicóptero nem um caça de aterrissagem vertical, mas o simples “Super STOL” pode pousar e decolar de espaços muitos pequenos. Aeronave oferecida por dois fabricantes norte-americanos, a Wild West e Just Aircraft, o modelo vem ganhando alguma fama com ajuda de hábeis pilotos que adquiriram o avião, que pode ser montado na garagem de casa.
O Super STOL é vendido em kits pela internet e os compradores podem escolher pela versão completa equipada com motor, que pode custar até US$ 75 mil (cerca de R$ 203,3 mil), ou sem propulsor, por US$ 35 mil (R$ 95 mil), cabendo ao comprador completá-lo como quiser – é possível equipá-lo até com motor de Volkswagen Fusca.
Segundo o fabricante, a aeronave pode pousar e decolar a partir de pistas semi-preparadas de apenas 40 metros de comprimento. No entanto, alguns pilotos aventureiros, como o norte-americano Steve Henry, vêm realizando pousos e decolagens com pelo menos 1/3 desse espaço. O topo de montanhas é um dos destinos preferidos desses pilotos.
Com muita técnica e perícia, esses pilotos conseguem atingir o ponto mínimo de sustentação que aeronave suporta, em velocidades inferiores a 50 km/h. Além disso, para esses pousos é necessário que o avião possua pneus especiais, que suportam com segurança impactos em buracos e pedras. Os mais comuns são o da fabricante Alaskan Bushwheel.
Veja mais: Conheça as maiores companhias aéreas de baixo custo do mundo
Aviões com essa configuração são utilizados em regiões remotas com raros pontos para operar uma aeronave. O Alasca é um desses lugares e foi lá que surgiu esse conceito de aeronave, que pode em pequenos espaço planos ou mesmo ingrimes no gelo ou na margens de rios.
Veja mais: A primeira guerra de um avião Embraer
O Super STOL (sigla em inglês para “Pouso e Decolagem Curtos”) pode levar dois ocupantes e tem um alcance de 722 km. Na configuração “top de linha”, com motor Rotax de 120 cv, a aeronave pode atingir a velocidade máxima de 195 km/h ou manter um ritmo de cruzeiro de 160 km/h. O aparelho também é extremamente leve, com apenas 340 kg vazio e 600 kg carregado, que inclui o peso dos 100 litros de combustível e ocupantes com pouca bagagem.
Outros fabricantes nos EUA também oferecem aviões STOL, como a tradicional Piper Aircraft com o PA-18 Super Cub, mas nenhum deles supera ou iguala as capacidade do Super STOL, exceto um helicóptero ou um caça de pouso vertical…
Confira mais fotos do avião na galeria abaixo:
GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES DE REPRESENTANTES NO BRASIL
Bom dia,gostaria de maiores informaçoes sobre o super stol.
Preço,condiçoes,manual do equip. se possivel,etc…aguardo.Abrçs.