O imenso avião de 6ª geração chinês, apelidado de ‘J-36‘, voltou a realizar um voo de testes nos últimos dias, como mostram imagens e vídeos postados em redes sociais da China.
O jato furtivo de três motores havia aparecido pela primeira vez em 26 de dezembro, quando voou acompanhado de um caça J-20S.
A aeronave é atribuída à Chengdu, fabricante do caça mais avançado da China, o J-20, e cujo papel na PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação Popular) não é claro.

Alguns analistas acreditam que o J-36 será um caça-bombardeiro estratégico e outros afirmaram que se trata de um caça de superioridade aérea.
O novo voo do trijato foi marcado pela ausência de um “avião madrinha” e pelo recolhimento do trem de pouso.
China’s new 6th generation aircraft “J-36” is spotted flying again. pic.twitter.com/3v8DgBgtPe
— Air Data News (@airwayaviation) March 18, 2025
O J-36 possui uma configuração única, com duas entradas de ar laterais e uma terceira sobre a fuselagem.
A opção por equipá-lo com três motores também é inusitada e sugere que a Chengdu possa ter optado por fazer uso de modelos WS-15 já em produção do que desenvolver um novo turbofan maior.
Aparição intencional
As novas imagens mostram o jato supersônico com as superfícies de controle em acionamento no bordo de fuga das asas.
Por não possuir uma cauda por questões de furtividade, o J-36 utiliza superfícies divididas nas pontas das asas para controlar a guinada e também serem usadas como freios aerodinâmicos, uma solução similar ao B-2, dos EUA.

A aparição da aeronave em redes sociais chinesas é intencional já que o governo comunista controla o conteúdo que circula nas postagens.
Oficialmente, a PLAAF chegou a se referir às aeronaves furtivas que voaram em dezembro (há um outro caça menor supostamente feito pela Shenyang), mas até agora nenhuma informação ou imagem foi divulgada.