A Força Aérea da Rússia pode ter colocado em combate na Ucrânia seu novo caça stealth, o Su-57. Um vídeo que foi compartilhado em redes sociais nesta quarta-feira (09) mostra um jato com uma silhueta semelhante ao avião da Sukhoi atacando um alvo no solo, que seria uma ponte.
A imagem, bastante distante, não permite uma confirmação visual, mas o caça é muito parecido com o Su-57 e seu formato de asas em diamante.
Segundo relatos, o vídeo foi feito no nordeste da Ucrânia e graças ao som diferente dos motores, chamou a atenção de moradores de Zhytomyr.
A Rússia possui uma quantidade pequena de caças Su-57, estimada em cerca de 14 aviões, a maior parte de pré-série já que o primeiro modelo de produção foi entregue há pouco mais de um ano.
O jato de 5ª geração possui características furtivas, mas no Ocidente alguns analistas duvidam da sua capacidade de permanecer não detectável por radares.
Sua principal missão é a defesa aérea, mas o Su-57 pode ser usado em ataques ao solo, como alegou a Rússia durante o batismo de fogo da aeronave na Síria há alguns anos. A Força Aérea encomendou 76 unidades para a United Aircraft Corporation, que deverão ser entregues até 2027
O governo russo não havia confirmado oficialmente que o Sukhoi Su-57 está sendo usado nos conflitos na Ucrânia.