As evoluções do caça furtivo chinês Chengdu J-20 seguem a pleno vapor. Uma imagem com bordas pixeladas compartilhada nas redes sociais revelou um novo ângulo do suposto J-20S (outras fontes mencionam J-20AS ou até J-20B), a variante da aeronave com cabine para dois pilotos.
Este é o segundo flagra do caça na configuração biposto, mas desta vez com o esquema de pintura em tom cinza da PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação do Povo). Anteriormente, em outubro de 2022, a aeronave já havia sido filmada decolando do aeródromo localizado na fábrica da Chengdu, na província de Sichuan, mas ainda sem pintura alguma.
Não se sabe ainda qual será a função do J-20 de dois lugares nos quadros da força aérea chinesa. Tradicionalmente, aviões de caça com essa configuração costumam ser aplicados no treinamento de pilotos, em missões de ataque ao solo ou até em funções de guerra eletrônica. De toda forma, trata-se por ora do primeiro caça furtivo de quinta geração biplace. Nem os EUA, pioneiros no segmento de aviões “invisíveis” aos radares, possuem uma aeronave desse tipo.
Publicações chinesas também já apontaram que o J-20 de dois pilotos pode ser empregado como uma plataforma aérea de sistemas e sensores de vigilância ou como uma espécie de “nave mãe” controladora de drones. Em atribuições como essas, um segundo tripulante a bordo do caça pode ter grande importância num cenário de combate do futuro.
A nova imagem do J-20 biposto é o deslumbre mais recente das evoluções do primeiro caça de quinta geração da China. No fim de dezembro, um modelo do tipo com modificações na fuselagem foi flagrado, sugerindo que a Chengdu está próxima de apresentar uma nova versão da aeronave. O J-35, caça naval furtivo da fabricante Shenyang, também foi visto recentemente no país e fotografado sem autorização.