De tempos em tempos, imagens do novo caça naval chinês Shenyang J-35 têm surgido e nos últimos dias duas delas foram compartilhadas nas redes sociais.
O caça furtivo que fará parte da ala aérea do novo porta-aviões da China, o Fujian, foi fotografado antes de decolar e em voo.
O protótipo já é conhecido de outros flagrantes, com a designação 350003.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Não está claro quando o J-35 será oficialmente apresentado mas o jornalista Andreas Rupprecht, um especialista em defesa chinesa, sugeriu que isso poderia ocorrer no show aéreo de Zhuhai em novembro.
Rupprechet também estranhou que a imagem do J-35 em voo não conte com a barra de catapulta, o que pode indicar que se trata de um flagra antigo.
Caça naval furtivo similar ao F-35 dos EUA
Como já é conhecido há algum tempo, o J-35 é uma variante naval do J-31, um caça furtivo originalmente planejado para a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF).
Como acabou suplantado pelo Xian J-20, o J-31 acabou sendo uma alternativa para exportação e para prover a Marinha chinesa com um caça de 5ª geração embarcado.
Para isso o caça bimotor recebeu mudanças profundas em seu projeto, além de um trem de pouso reforçado capaz de ser lançado por catapultas eletromagnéticas.
Em alguns aspectos, ele lembra um F-35 dos EUA, que possui uma versão naval além de outra decolagem e pouso curto ou vertical.
O porta-aviões Fujian está realizando ensaios no mar antes de entrar em serviço e recentemente foi visto com maquetes de aeronaves que irão operar a bordo dele.
Entre elas estava justamente um J-35 com as asas rebatidas.