O anúncio da suspensão temporária dos voos na noite da sexta-feira (17), afetou quase 46 mil passageiros da Itapemirim Transportes Aéreos, revelou a empresa. Esse número envolve os clientes com bilhetes marcados até o dia 31 de dezembro.
Desde que decidiu parar de voar, a ITA tem buscado reacomodar ou reembolsar os passageiros, uma exigência da ANAC. Segundo ela, 24.995 clientes (54%) já haviam sido atendidos até a manhã desta segunda-feira (20).
A empresa diz que criou um processo online para facilitar pedidos de reembolso por meio de um link em seu site. Lá o cliente preenche seus dados e envia o pedido, que tem prazo de pagamento de até 30 dias.
Entre as soluções oferecidas pela companhia está a reacomodação em ônibus da Viação Itapemirim, empresa parte do grupo liderado pelo empresário Sidnei Piva.
A ITA explicou ainda que a reacomodação só ocorrerá para passageiros fora de seu domicílio. Os clientes que estão em suas cidades de origem serão atendidos apenas por meio de reembolso.
Nesta manhã, o Procon-SP notificou a empresa aérea pelos cancelamentos dos voos e pretende mover uma ação civil pública junto à Procuradoria Geral do Estado. O instituto de defesa do consumidor disse ainda que pode multar a Itapemirim em até R$ 11 milhões.
Reestruturação interna
A Itapemirim resolveu suspender sua malha de voos após seguidos problemas tornarem a operação insustentável, entre eles falta de recursos financeiros e atraso no pagamento de funcionários e fornecedores.
Um deles teria sido a Orbital, empresa que presta serviços aeroportuários e havia suspendido o atendimento à Itapemirim, segundo relatos.
A suspensão repentina da operação deixou seus aviões espalhados por vários aeroportos. Segundo aplicativos que acompanham o movimento das aeronaves via ADS-B, há jatos A320 em Guarulhos, Galeão, Confins, Maceió e São José dos Campos. A Itapemirim recebeu oito Airbus, seis A320 e dois A319, estes que nem chegaram a ser usados ainda.
Apesar disso, a empresa afirma que planeja a “retomada de suas operações o mais breve possível”.