A companhia aérea Swiss recebeu na sexta-feira (26) o primeiro jato CS300, da Bombardier. Irmão maior do CS100, que também estreou pela companhia suíça, o CS300 oferecerá 20 assentos a mais e entrará em serviço na terça-feira (01) a partir da cidade de Genebra, na parte “francesa” da Suíça.
O CS300 é na prática o primeiro jato da fabricante canadense capaz de incomodar os grandes competidores do setor de aviação comercial, a Boeing e a Airbus. Como pode levar até 160 passageiros (145 na configuração da Swiss sendo 30 na executiva e 115 na econômica), o novo jato é rival direto do Boeing 737 MAX 7 e do Airbus A319neo.
A maior diferença em relação a eles é a configuração de fileiras de assentos 3+2 em vez 3+3 da Boeing e Airbus. O avião canadense é por isso mais longo que eles. Tem 38 metros de comprimento contra 33,8 m do A319neo e 33,6 m do 737 Max 7. Isso o torna mais capaz que o Airbus mas um pouco inferior ao Boeing que também é mais potente (veja tabela abaixo).
Pesa contra ele, no entanto, o longo período de desenvolvimento e as incertezas de ser um projeto 100% novo enquanto seus concorrentes partem de bases conhecidas e amplamente difundidas por várias companhias aéreas no mundo. As promessas, entretanto, são similares a de todos os fabricantes: menor custo de operação, sistemas de última geração e um interior moderno e cheio de recursos.
Ficha técnica | CS300 | A319neo | 737 Max 7 | E-195-E2 |
Comprimento | 38 m | 33,84 m | 33,63 m | 41,5 m |
Envergadura | 35,1 m | 35,8 m | 35,92 m | 35,1 m |
Altura | 11,5 m | 11,76 m | 12,5 m | 10,9 m |
Peso máximo de decolagem | 65.000 kg | 64.000 kg | 72.348 kg | 60.700 kg |
Capacidade de passageiros | 160 | 156 | 172 | 146 |
Alcance | 3.260 km | 6.950 km | 7.084 km | 4.540 km |
Motores | PW1524G | Leap 1A | Leap-1B | PW1923G |
Potência | 10560 kg | 10886 kg | 12150 kg | 10432 |
Configuração de assentos | 3+2 | 3+3 | 3+3 | 2+2 |
Fora do alcance da Embraer
Por falar em rivais, a Embraer, com o E195-E2, consegue brigar diretamente com o CS100, mas no caso do CS300 falta capacidade para equipará-lo embora o jato brasileiro seja até maior em comprimento (41,5 m).
A Swiss é uma das maiores clientes da nova família de jatos da Bombardier com 30 encomendas firmes entre o CS100 e o CS300. Até março, último boletim divulgado pela empresa, existiam 360 encomendas firmes, 123 do CS100 e 237 do CS300, além de 352 opções de compra. A maior cliente do jato é a americana Delta com 75 unidades da versão CS100. Já a Air Canada será a maior operadora do CS300 com 45 exemplares. É pouco perto dos números de Boeing e da Airbus, mas não deixa de ser uma pedrinha incômoda no sapato dessas duas.
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