O T-27M Tucano, aeronave de treinamento que foi modernizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou os voos de instrução na segunda-feira, 24, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo.
Fabricado pela Embraer nos anos 80, o Tucano é utilizado pela FAB como principal avião de treinamento, mas as quase quatro décadas em operação tornaram o modelo desatualizado em relação a mudanças técnicas nesse período.
Por conta disso, a FAB decidiu lançar um programa de modernização próprio, realizado no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, com apoio da empresa Albatross.
O processo de atualização do Tucano inclui um novo painel com instrumentos digitais e um sistema mais avançado, adaptado às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimento RNAV e RNP (Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida).
Os quatro primeiros T-27M foram entregues em 9 de dezembro após cerimônia oficial que contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
O primeiro voo de instrução do T-27M, matrícula FAB 1446, foi realizado pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e pelo Cadete Aviador Yuri Nunes Bitar, líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e primeiro colocado da Turma Anúbis.
“Ver o T-27M sendo plenamente utilizado na instrução aérea é a materialização de um enorme esforço de homens e mulheres da Força Aérea Brasileira, que contribuíram e continuarão contribuindo na melhoria da qualidade da formação dos nossos Oficiais Aviadores”, disse o Brigadeiro Gobett.
Os T-27 substituíram os jatos Cessna T-37C na instrução avançada dos pilotos da FAB. A aeronave da Embraer também foi exportada para vários outros países e deu origem ao AT-29 Super Tucano, avião de ataque leve.
A Força Aérea planeja contar com 42 T-27M até o final de 2022.
Existe alguma novidade sobre a substituição dos T-25 Universal?