Um jato de treinamento transônico AT-5 Yung Ying (Brave Eagle) da Força Aérea de Taiwan caiu no sábado, 15, após decolar da Base Aérea de Chihhang.
O piloto e único ocupante conseguiu ejetar em segurança enquanto a aeronave caiu no mar após os dois motores falharem.
Desenvolvido pela Aerospace Industrial Development Corp (AIDC), o AT-5 é o substituto do modelo local AT-3 e tem sido entregue à Força Aérea desde 2021.
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Até o momento, a AIDC entregou 41 dos 66 aviões encomendados que tem função primária de treinamento, mas capacidade de combate.
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A aeronave de matrícula 1130 foi entregue há pouco tempo e acumulava apenas 183 horas de voo.
Em virtude do acidente, a Força Aérea aterrou toda a frota do AT-5 até que as causas sejam esclarecidas.
A mídia local lamentou a queda da aeronave, que pode atrasar as entregas faltantes. O plano era que os últimos jatos fossem entregues até o final de 2025.
Derivado do caça F-CK-1
As forças armadas de Taiwan operam caças F-5 e F-16 dos EUA além de Mirage 2000 fornecidos pela França. A constante ameaça de invasão pela China, que considera a ilha uma ‘província rebelde’, motivou o desenvolvimento de uma indústria aeroespacial local.
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O primeiro avião desse esforço foi o AT-3, um jato de treinamento subsônico que está sendo substituído justamente pelo AT-5.
A grande vedete nacional, no entanto, é o caça F-CK-1, conhecido também como IDF (Indigenous Defence Fighter), que deu origem ao Brave Eagle e que tem cerca de 130 aeronaves em serviço.
O programa do Advanced Trainer Jet foi lançado em 2017 e o primeiro protótipo voou em junho de 2020. As entregas começaram em novembro do ano seguinte.
Em fevereiro de 2017, o Ministério da Defesa Nacional iniciou o desenvolvimento do programa Advanced Trainer Jet. A aeronave recebeu o nome “Brave Eagle” em setembro de 2019, quando o primeiro protótipo saiu da linha de montagem.
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O primeiro voo do AT-5 foi em junho de 2020 e a AIDC entregou a primeira amostra do modelo de produção em massa em novembro de 2021.
O jato é equipado com motores Honeywell/ITEC F124-200TW derivados do turbofan civil TFE731. Cerca de 55% das peças são produzidas em Taiwan.
A aeronave tem peso máximo de decolagem de 7.500 kg e pode voar até 1.030 km/h (547 ktas).