Os comissários de bordo da Tam Linhas Aéreas não vão mais pedir aos passageiros para desligarem seus dispositivos móveis. A partir desta quarta-feira (6) a companhia passa a liberar o uso de smartphones, tablets, laptops e câmeras fotográficas em “modo avião” durante todas as fases do voo. A novidade, que foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), será incorporada aos voos nacionais até o final de janeiro e ao longo do primeiro trimestre também estará disponível nas rotas internacionais.
“Atualmente 98% dos nossos passageiros viajam com seu smartphone, tablet ou laptop, estão cada dia mais conectados e querem aproveitar os momentos dentro de nossas aeronaves para trabalhar, ouvir música e relaxar. Permitir que esses clientes mantenham seus dispositivos ligados durante embarque, voo e desembarque só aprimora a experiência que queremos oferecer: agradável, personalizada e totalmente controlada por eles”, destaca Eduardo Costa, diretor sênior de Serviços Brasil da TAM.
Com os dispositivos ligados durante todo o voo, os passageiros poderão se conectar via wi-fi ao sistema de entretenimento da empresa, o Tam Entertainment, com filmes, seriados e um mapa do voo. Antes da liberação da ANAC o dispositivos só podiam ser novamente acionados (em modo avião) quando a aeronave atingisse 10 mil pés (cerca de 3 mil metros) de altitude.
O sistema da Tam, que exige a instalação de um aplicativo, não tem acesso a rede externa, no caso a internet. Para isso, é preciso instalar antenas especiais nas aeronaves, que realizam a conexão com rede mundial por sinais de satélite – a Gol é a única companhia aérea nacional que já anunciou a implementação dessa tecnologia em seus aviões.
Veja mais: Aviões da Gol terão internet via satélite