A TAM afirmou em evento da IATA em Doha, no Catar, que pretende adquirir 20 jatos regionais para retomar seus voos para cidades de médio porte. O plano, que já havia sido comentado no ano passado, segue o projeto do governo federal de subsidiar linhas para cidades menores do país, a fim de expandir o atendimento do transporte aéreo.
A companhia, no entanto, não revelou quais aeronaves estuda, embora tenha dito que a Embraer é uma das candidatas naturais, em declarações anteriores. A decisão deve ocorrer até o final do ano.
A TAM foi a primeira companhia regional brasileira a adotar com sucesso os jatos regionais – a extinta TABA chegou a operar os jatos ingleses BAe 146, mas por pouco tempo. Na época, o Comandante Rolim Amaro, dono da empresa, bancou o leasing do então pouco conhecido Fokker 100, uma versão alongada e mais moderna do F-28. Com 108 lugares, os jatos aproveitaram aeroportos centrais que estavam às moscas como Congonhas, Santos Dumont e Pampulha, para criar uma bem-sucedida malha de voos para clientes executivos.
O resultado foi tão bom que transformou a TAM na maior companhia brasileira e acelerou o fim das antigas companhias como Varig, Vasp e Transbrasil. Agora é a TAM que sofre a mesma concorrência, da Azul, que opera a maior rede de rotas no país e usa justamente aviões regionais da Embraer.
No precisar ter muita imaginação para saber as sucatas que a TAM irá “comprar” nos feiroes de aeronaves se valendo dos benefício$ do sub$idio do governo.