O primeiro A350 XWB para a Tam saiu da oficina de pintura da Airbus, em Toulouse, nessa terça-feira (15), revelando a aeronave com a assinatura vermelha, branca e azul da companhia. Os próximos passos de produção da aeronave incluem a instalação dos motores, finalização do mobiliário de cabine e montagem do cockpit, antes de iniciar seus testes em solo e em voo. A entrega da aeronave está programada para dezembro deste ano.
A Tam será a primeira companhia aérea das Américas a voar com o A350 XWB e a quarta a operar o modelo no mundo. O Grupo Latam Airlines, criado a partir da associação entre as companhias LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas, já encomendou 27 modelos A350-900.
O primeiro A350 da Tam começa a operar a partir de janeiro de 2016, entre São Paulo e Manaus. Mais adiante a aeraonve vai assumir as rotas partindo da capital paulista para Miami e Madrid. O novo jato tem 348 assentos, sendo 318 na classe econômica e 30 na executiva.
Nova experiência de voo
O A350 é atualmente um dos aviões comerciais mais avançados, com motores que consomem até 25% menos em relação aos modelos de geração anterior e uso massivo de fibra de carbono das asas e fuselagem, o que reduz o peso da aeronave.
O jato comercial também conta com janelas panorâmicas mais largas, maiores compartimento de bagagens e um novo sistema de ar-condicionado que não gera correntes de ar, assim como sistemas de entretenimento de bordo e conectividade de última geração.
A versão do A350 adquirida pela Tam, a XWB, é a maior da série até então, com 66,8 metros de comprimento, e capaz de ir mais longe: modelo tem autonomia de 14 mil quilômetros.
No fim de agosto de 2015, o A350 XWB já havia recebido 782 encomendas firmes de 40 clientes em todo o mundo. Além da Tam, as companhias Azul e Avianca também têm interesse no novo jato da Airbus.
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Alguns comentários: o “XWB” do A350 XWB é só pra diferenciar o projeto de hoje do primeiro projeto do A350 que nunca saiu do papel, que era basicamente um A330 neo – o nome não representa modelos diferentes. Os modelos, ou “series”, são o -900 e o -1000 (-800 não deve sair do papel). A Azul não está somente interessada, mais o primeiro avião já está sendo desenhado a meses. Obrigado pelo artigo!
Este avião é uma cópia do Boeing 787 Dream Liner, aliás a Airbus gosta de imitar.