A TAM passou a integrar nesta segunda-feira, 31, a aliança Oneworld, formada agora por 14 companhias aéreas mundiais. Até então, a companhia brasileira fazia parte da Star Alliance mas, por um requisito exigido pela legislação chilena, a LATAM – holding que controla a TAM e a LAN – foi obrigada a optar por uma das duas alianças globais (a LAN já era membro da Oneworld).
Com a nova aliança, a TAM passará a compartilhar suas linhas com a American Airlines e US Airways nos Estados Unidos – esta última também se associou ao grupo nesta segunda.
Na Europa, as filiadas são British Airways, Iberia, Finnair, entre outras. Qatar e Royal Jordanian são os representantes no Oriente Médio e Cathay, JAL, Qantas e Malaysia integram a aliança no Pacífico.
Com as duas novas adesões, a Oneworld oferecerá voos para 150 países, com mais de 14 mil partidas diárias e 500 milhões de passageiros transportados por ano.
Acordos bilaterais
Apesar da mudança, a TAM conseguiu manter acordos operacionais com 11 das antigas parceiras, segundo o jornal Folha de São Paulo – Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines. Nenhuma delas concorrente direta de suas atuais parceiras.