O programa Medium Transport Aircraft (MTA ou Aeronave Média de Transporte), da Força Aérea da Índia (IAF), teria mudado os requerimentos para selecionar uma aeronave de transporte tático da qual serão encomendadas ao menos 40 unidades.
Segundo o site IDRW, a IAF passou a exigir que a aeronave possa ser capaz de transportar o tanque leve Zorawar, desenvolvido no país.
Como pesa 25 toneladas, o veículo não poderia ser embarcado no Lockheed Martin C-130J Super Hercules, que é limitado a uma carga paga de cerca de 21 toneladas.
O requerimento, portanto, limitaria as opções da Força Aérea da Índia ao Embraer C-390 Millennium, cuja carga paga é ligeiramente maior (26 toneladas) e o mais espaçoso Airbus A400M, que pode transportar até 37 toneladas.
Escopo ampliado
O tanque Zorawar está sendo desenvolvido pelo governo indiano por meio de uma divisão de pesquisas do estado em parceria com a empresa Larsen & Toubro.
O objetivo é fornecer um tanque leve para o Exército da Índia que tenha condições de operar em terrenos montanhosos e em grande altitude. Recentemente um protótipo realizou provas de tiro em regiões desérticas.
O Exército encomendou 59 blindados e deve recebê-los a partir de 2027.
O deslocamento dessa frota por via aérea sugere que a Força Aérea está ampliando o escopo planejado para seu futuro avião de transporte médio, que poderá ser usado em mais cenários do que previamente avaliado.
O programa MTA não tem ainda um cronograma claro, mas certamente as aeronaves serão em grande parte montadas na Índia com algum parceiro local.
A Embraer tem se esforçado para vencer a concorrência e para isso se associou com a indiana Mahindra para estabelecer uma linha de montagem do C-390 na Índia.
Além disso, o governo brasileiro teria mostrado interesse em estabelecer uma possível “troca” com seus pares indianos ao encomendar o caça HAL Tejas para a FAB.
A Airbus, por sua vez, é parceira do enorme Grupo Tata no fornecimento do turboélice C295. A empresa indiana, curiosamente também é fornecedora da Lockheed Martin, com a qual produz componentes do C-130J.