A TAP Air Portugal tem visto a demanda em voos regionais crescer, porém, limitada a uma frota de 99 aeronaves, por conta do plano de reestruturação, a empresa aérea está impedida de acrescentar mais unidades.
A solução tem sido substituir os turboélices ATR 72 pelos jatos E190 e E195 da Embraer. Segundo a Flight Global, a TAP deve cortar os ATR para apenas dois aviões, de seis que hoje estão ativos.
Ao mesmo tempo, a transportadora portuguesa está recebendo seis E-Jets por meio da Portugália, dois dois quais já foram entregues em setembro e os demais chegarão em janeiro de 2023.
A TAP tem realizado acordos de wet-lease com a White Airlines para operar os urbóelices, cujos contratos estão vencendo em outubro.
Atualmente, a companhia aérea de bandeira de Portugal opera uma frota de 12 E190 e seis E195, além de 54 aviões da família A320 e 22 widebodies A330, da Airbus.
A empresa passou por séries dificuldades financeiras durante a pandemia do Covid-19 e recebeu ajuda governamental para empreender um programa de cortes de custos e aumento de receita.