Parte de uma encomenda de 53 novos aviões da Airbus, o primeiro A320neo da TAP foi entregue nesta semana pela companhia aérea portuguesa dando início ao seu plano de renovação da frota.
Esse projeto foi anunciado pelos novos acionistas, entre eles David Neeleman, também fundador da Azul, e prevê a compra de 15 A320neo, 12 A321neo, 12 A321LR (longo alcance) e 14 unidades do A330-900neo, do qual a TAP é a cliente lançadora.
Segundo a empresa aérea portuguesa, além do A320neo recebido, serão entregues dois A321neo o primeiro A330neo em 2018, todos versões aprimoradas e mais eficientes dos aviões originais. No ano que vem serão mais 14 aeronaves: três A320neo, três A321neo, dois A321LR e seis A330neo. A previsão é que a frota seja renovada por completo até 2025.
O próximo Airbus a ser recebido pela TAP deverá ser o A330-900neo, que já se encontra equipado com os motores e em fase final de montagem nas instalações da Airbus em Toulouse (França).
Portugal-Argentina
Ao mesmo tempo em que comemorava a entrega do A320neo, o presidente do conselho de administração da TAP, Migule Frasquilho, anunciou durante o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em Buenos Aires, que a empresa aérea deverá operar uma nova rota entre Lisboa e a capital argentina. O voo depende apenas da entrega das novas aeronaves e pode ter início em 2019, segundo executivo. Hoje visitam anualmente a Argentina cerca de 15 mil portugueses.
Veja mais: Norwegian estreia voo entre Londres e Buenos Aires