A TAP Air Portugal é atualmente a primeira opção para os brasileiros viajarem para a Europa, com 28% de participação no primeiro semestre de 2022.
A companhia aérea portuguesa também é a empresa estrangeira líder em demanda, com mais de 640 mil pessoas transportadas entre janeiro e junho. Trata-se de um aumento de 526% em relação ao mesmo período de 2021.
O resultado não causa surpresa já que a TAP voa de Portugal para nada menos que 11 destinos no Brasil. São 76 voos semanais utilizando jatos A321neo, A330-200 e A330neo que atendem as cidades de Lisboa e Porto.
“O Brasil é um mercado chave para a TAP e como principal companhia aérea internacional que liga a Europa ao Brasil, respondemos à crescente procura dos clientes com um aumento significativo de voos nos últimos seis meses”, explicou Ricardo Dinis, gerente de vendas da TAP.
“A popularidade de Portugal como porta de entrada para o Brasil continua a crescer e os nossos níveis de capacidade de 86%, em comparação com voos pré-pandemia, indicam que a TAP está ampliando sua participação de mercado”, completou o executivo.
Infraestrutura ruim, altas reclamações
O cenário de conto de fadas, no entanto, teima em se resumir aos números. A vida dos passageiros tem sido cansativa para quem usa os aeroportos portugueses para conexões.
Porto e sobretudo Lisboa carecem de uma infraestrutura mais condizente ao papel de hub internacional. O aeroporto da capital portuguesa, por exemplo, é bastante precário, com apenas uma pista e um terminal aquém da demanda.
O resultado é que grande parte dos voos acaba embarcando e desembarcando em áreas remotas distantes. A reportagem de Airway chegou a presenciar congestionamentos de veículos no solo e um longo tempo de espera para chegar aos portões de embarque.
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A saturação do Aeroporto Humberto Delgado é um problema antigo, mas uma solução ainda não está clara. Várias alternativas para um novo aeroporto foram apresentadas, mas nenhuma delas deve ficar pronta a médio prazo, o que significa que os passageiros da TAP continuarão a passar por situações desagradáveis por muito tempo.
A própria TAP, em que pese o alto volume de pessoas transportadas, não parece ser apreciada por seus clientes. No site Reclame Aqui, a companhia aérea acumulava 4.377 reclamações nos últimos 12 meses, quase oito vezes mais que a American Airlines, a segunda empresa estrangeira em número de passageiros embarcados no Brasil.
Na prática, a cada 300 passageiros que voam na TAP um cadastrou reclamação no site. No caso da American, essa razão foi bem menor, de um passageiro a cada 1.400 pessoas embarcadas.
Em comum, as duas companhias aéreas não respondem aos seus clientes no Reclame Aqui. Um cenário invertido ao que seria um mercado com concorrência sadia, em que os melhores serviços lideram a preferência do público. Na aviação comercial brasileira, a realidade parece ser justamente o contrário.
A TAP é a pior companhia que já voei. Prefiro fazer conexão em São Paulo , apesar das horas de conexão que viajar nessa companhia. Bem reflete o tratamento dado aos brasileiros em Portugal.
Moro em Portugal, venho ao Brasil de 2 em 2 anos e voei sempre pela TAP, sendo uma grande vantagem fazer um voo direto, LIS/BSB. Este ano fui pela AZUL, fazendo conexão em Campinas, neste caso o trajeto foi LIS/VCP/GYN.
Ainda fiz viagens internas no Brasil pela GOL e posso dizer pela experiência que tive nesses voos que a AZUL está fazendo um excelente trabalho, fiquei muito surpreendido pelo lado positivo com a AZUL, sendo que na próxima vez que ao Brasil será certamente pela AZUL, mesmo tendo de fazer uma breve conexão. Uma boa experiência em todos os aspectos vale mais que um voo direto.