Táxi autônomo voador é testado em Dubai

Fabricante E-Volo e autoridades da cidade trabalham para implantar o projeto até 2022
O Volocopter é impulsionado por motores elétricos e pode permanecer voando por 30 minutos (Divulgação)
O Volocopter é impulsionado por motores elétricos e pode permanecer voando por 30 minutos (Divulgação)
O Volocopter é impulsionado por motores elétricos e pode permanecer voando por 30 minutos (Divulgação)
O Volocopter é impulsionado por motores elétricos e pode permanecer voando por 30 minutos (Divulgação)

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, deu o passo inicial para se tornar o primeiro lugar do mundo a oferecer o serviço de táxi autônomo voador, modalidade que promete ser tendência já no futuro a curto prazo. A cidade foi palco, nessa segunda-feira (25), de um teste bem-sucedido do drone para transporte de passageiros da companhia E-Volo, da Alemanha.

Segundo o fabricante, que chama o aparelho de Volocopter, o voo de teste durou cerca de cinco minutos e a aeronave alcançou 200 metros de altitude. O veículo, porém, sobrevoou a cidade sem nenhum ocupante – o aparelho tem espaço para dois passageiros. A ação foi acompanhada de perto por Hamdan bin Mohammed, príncipe herdeiro de Dubai. (na foto acima, a bordo do aparelho).

A E-Volo e autoridades de Dubai trabalham em conjunto para implantar o projeto na cidade no prazo de até cinco anos. A ideia é permitir que o usuário chame uma aeronave a partir de um aplicativo semelhante ao Uber. O drone é 100% autônomo e, por conta disso, pode realizar viagens sem a necessidade de um operador humano.

De acordo com a E-Volo, o protótipo testado em Dubai tem autonomia de voo de 30 minutos e pode voar a velocidade máxima de 100 km/h. O equipamento é impulsionado por motores elétricos que acionam um total de 18 hélices. Em caso de emergência, o aparelho pode usar baterias reservas ou, em situações extremas, acionar dois paraquedas.

A aeronave pousa e decola na vertical, como um helicóptero, mas com a vantagem de ser compacto, permitindo a operação em pequenos espaços, e mais silencioso pelo fato de usar motores elétricos.

Tendência na mobilidade urbana

A E-Volo, apesar de ainda ser desconhecida, completou uma fase importante e pode se tornar referência nesse novo campo de mobilidade urbana. Projetos nesse mesmo sentido também estão em andamento com a Airbus e o Uber, que terá ajuda da Embraer para desenvolver seu próprio táxi voador.

Os planos desses grandes nomes, no entanto, ainda não saíram do papel, ao passo que a E-Volo já realizou até mesmo voos tripulados, como o teste realizado em abril de 2016 na Alemanha.

Outro nome desconhecido envolvido nesse tipo de projeto e o fabricante chinês EHang, que também planeja testar seu táxi voador autônomo em Dubai nos próximos anos.

Veja mais: Boeing vai premiar projetos de transporte aéreo pessoal

Total
0
Shares
1 comments
  1. Muito interessante, se vingar vai realmente mudar o transporte urbano, acabar com esses engarrafamentos loucos, mas tem que ter um preço acessível senão vai ser mais uma opção para milionários, aí não adianta nada, não será solução, será mais um problema.

Comments are closed.

Previous Post
(Dylan Schwartz)

Futuro maior avião do mundo, Stratolaunch realiza primeiro teste com motores

Next Post
Jato chinês C919

Após cinco meses, jato chinês C919 volta a voar

Related Posts
Total
0
Share