TCU amplia concessão do Aeroporto de Guarulhos mediante investimentos de R$ 1,4 bi

Obras incluem novos píeres, ampliação de pátios, melhorias tecnológicas e não terá dinheiro público
Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos (GRU Airport)

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quarta-feira (23), a prorrogação do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o maior do Brasil, com o objetivo de aumentar os investimentos na infraestrutura aeroportuária.

A concessão do aeroporto, operado pela GRU Airport, foi estendida até novembro de 2033, 16 meses a mais do que o prazo original, e a contrapartida para essa extensão envolve o compromisso da concessionária de investir R$ 1,4 bilhão em obras de modernização e ampliação, utilizando recursos próprios.

A decisão veio após a análise de uma proposta do Ministério de Portos e Aeroportos, que foi aprovada pelos ministros do tribunal, possibilitando a realização de obras e melhorias no terminal.

Planta mostra melhorias que serão feitas no Aeroporto de Guarulhos (Divulgação)
Planta mostra melhorias que serão feitas no Aeroporto de Guarulhos (Divulgação)

Entre os novos investimentos estão a construção de dois novos píeres de passageiros – um destinado a voos internacionais e outro para voos domésticos. Além disso, estão previstas a ampliação dos pátios de aeronaves e a criação de novas pistas de táxi para facilitar o fluxo de aeronaves.

Outro ponto de destaque no pacote de investimentos são as melhorias tecnológicas e de segurança. Serão adquiridos novos equipamentos de inspeção de bagagens despachadas e de bagagens de mão, assim como dispositivos de vigilância perimetral para aumentar a segurança do aeroporto. Também serão implementadas melhorias no sistema de acesso de funcionários, que passará a utilizar biometria, tornando o processo mais eficiente e seguro.

Concessão sem custo adicional ao setor público

Um aspecto importante do acordo é que os investimentos serão inteiramente financiados pela GRU Airport, sem qualquer despesa adicional para o governo. A concessionária é composta por três principais acionistas: a estatal Infraero, com 49% de participação; a Invepar, que detém 40,8%; e a Airports Company South Africa (ACSA), uma estatal sul-africana que controla o restante.

Vale lembrar que a Invepar é uma holding cujos principais acionistas são os fundos de pensão Petros, Previ e Funcef, que possuem juntos 75% do capital da empresa.

Ligação com o Rodoanel Norte

O documento analisado pelo TUC também cita uma alça rodoviária que ligará o aeroporto ao Rodoanel Norte. O trecho não está incluído nas obras realizadas na rodovia bancada pelo estado de São Paulo.

Se implantada, permitirá um novo acesso importante para desafogar a Avenida Hélio Smidt, única forma de chegar ao local atualmente.

Em verde, a extensão do pátio de aeronaves 7 e no detalhe amarelo, onde ficaria um novo píer para grandes aviões (GE)
Em verde, a extensão do pátio de aeronaves 7 e no detalhe amarelo, onde ficaria um novo píer para grandes aviões (GE)

Novos píeres no lugar de áreas remotas

A proposta da GRU Airport prevê transformar duas áreas de embarque remoto em píeres com pontes telescópicas. Elas ficam nas laterais do atual Terminal 2 e existem desde o projeto original do aeroporto.

O Píer T3B, com custo de R$ 330,7 milhões, tem previsão de ser aberto em dezembro de 2026 e interligará o Terminal 3 ao Terminal 2.

Já o Píer T2L tem prazo até dezembro de 2028 para ficar pronto após um gasto de R$ 194 milhões.

A concessionária também prevê concluir a construção do Pátio 7, na parte oeste do aeroporto e onde existia a previsão de ser construído um píer em formato de ilha para atender a voos de longa distância.

Investimento Prazo de Conclusão Responsabilidade Valor (milhões R$)
Construção do Píer T3B 31/12/2026 Concessionária 330,7
Construção do Píer T2L 31/12/2028 Compartilhada 194,4
Adequação da Grande Sala do Píer Oeste 30/09/2026 Concessionária 24,0
Adequação do Píer Leste 30/06/2027 Concessionária 0,8
Construção do Pátio 7 (parte 2) 31/12/2027 Compartilhada 135,9
Construção do Pátio 1B 31/12/2028 Compartilhada 59,1
Interligação BHS T3 (recheck-in) ao T2 30/06/2029 Poder Concedente 126,5
Ampliação do Desembarque do T3 31/12/2027 Concessionária 38,2
Nova ilha check-in no T3 31/12/2029 Compartilhada 82,9
Implantação de e-gates (Terminal 3) 31/12/2025 Poder Concedente 17,8
Implantação de e-gates (Terminal 2) 31/12/2026 Poder Concedente 9,9
Reforma e ampliação da Delegacia da PFno T3 31/12/2026 Poder Concedente 15,6
Sistema de monitoramento de filas de inspeção de segurança 30/06/2026 Concessionária 3,0
Construção de taxiway (twy) de saída rápida 31/12/2027 Compartilhada 47,5
Construção de twy – alça ligação à pista 31/12/2027 Compartilhada 32,2
Aeroporto+Seguro: Implantação EDS 31/12/2026 Poder Concedente 202,2
Aeroporto+Seguro: Implantação Raio X Dual View 30/06/2027 Poder Concedente 47,6
Aeroporto+Seguro: Implantação ETD 30/06/2027 Poder Concedente 5,1
Aeroporto+Seguro: Implantação Detector de líquido explosivo 31/08/2026 Poder Concedente 1,7
Aeroporto+Seguro: Implantação Acesso biométrico 30/06/2026 Poder Concedente 1,7
Aeroporto+Seguro: Implantação Proteção perimetral 30/06/2027 Poder Concedente 17,8

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  1. Sempre crescente, os tráfegos de GRU e de CGH levam à obrigatoriedade de expansão desses aeroportos. Parabéns, SP pelo desenvolvimento ordenado e consciente.

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