O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quarta-feira (23), a prorrogação do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o maior do Brasil, com o objetivo de aumentar os investimentos na infraestrutura aeroportuária.
A concessão do aeroporto, operado pela GRU Airport, foi estendida até novembro de 2033, 16 meses a mais do que o prazo original, e a contrapartida para essa extensão envolve o compromisso da concessionária de investir R$ 1,4 bilhão em obras de modernização e ampliação, utilizando recursos próprios.
A decisão veio após a análise de uma proposta do Ministério de Portos e Aeroportos, que foi aprovada pelos ministros do tribunal, possibilitando a realização de obras e melhorias no terminal.
Entre os novos investimentos estão a construção de dois novos píeres de passageiros – um destinado a voos internacionais e outro para voos domésticos. Além disso, estão previstas a ampliação dos pátios de aeronaves e a criação de novas pistas de táxi para facilitar o fluxo de aeronaves.
Outro ponto de destaque no pacote de investimentos são as melhorias tecnológicas e de segurança. Serão adquiridos novos equipamentos de inspeção de bagagens despachadas e de bagagens de mão, assim como dispositivos de vigilância perimetral para aumentar a segurança do aeroporto. Também serão implementadas melhorias no sistema de acesso de funcionários, que passará a utilizar biometria, tornando o processo mais eficiente e seguro.
Concessão sem custo adicional ao setor público
Um aspecto importante do acordo é que os investimentos serão inteiramente financiados pela GRU Airport, sem qualquer despesa adicional para o governo. A concessionária é composta por três principais acionistas: a estatal Infraero, com 49% de participação; a Invepar, que detém 40,8%; e a Airports Company South Africa (ACSA), uma estatal sul-africana que controla o restante.
Vale lembrar que a Invepar é uma holding cujos principais acionistas são os fundos de pensão Petros, Previ e Funcef, que possuem juntos 75% do capital da empresa.
Ligação com o Rodoanel Norte
O documento analisado pelo TUC também cita uma alça rodoviária que ligará o aeroporto ao Rodoanel Norte. O trecho não está incluído nas obras realizadas na rodovia bancada pelo estado de São Paulo.
Se implantada, permitirá um novo acesso importante para desafogar a Avenida Hélio Smidt, única forma de chegar ao local atualmente.
Novos píeres no lugar de áreas remotas
A proposta da GRU Airport prevê transformar duas áreas de embarque remoto em píeres com pontes telescópicas. Elas ficam nas laterais do atual Terminal 2 e existem desde o projeto original do aeroporto.
O Píer T3B, com custo de R$ 330,7 milhões, tem previsão de ser aberto em dezembro de 2026 e interligará o Terminal 3 ao Terminal 2.
Já o Píer T2L tem prazo até dezembro de 2028 para ficar pronto após um gasto de R$ 194 milhões.
A concessionária também prevê concluir a construção do Pátio 7, na parte oeste do aeroporto e onde existia a previsão de ser construído um píer em formato de ilha para atender a voos de longa distância.
Investimento | Prazo de Conclusão | Responsabilidade | Valor (milhões R$) |
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Construção do Píer T3B | 31/12/2026 | Concessionária | 330,7 |
Construção do Píer T2L | 31/12/2028 | Compartilhada | 194,4 |
Adequação da Grande Sala do Píer Oeste | 30/09/2026 | Concessionária | 24,0 |
Adequação do Píer Leste | 30/06/2027 | Concessionária | 0,8 |
Construção do Pátio 7 (parte 2) | 31/12/2027 | Compartilhada | 135,9 |
Construção do Pátio 1B | 31/12/2028 | Compartilhada | 59,1 |
Interligação BHS T3 (recheck-in) ao T2 | 30/06/2029 | Poder Concedente | 126,5 |
Ampliação do Desembarque do T3 | 31/12/2027 | Concessionária | 38,2 |
Nova ilha check-in no T3 | 31/12/2029 | Compartilhada | 82,9 |
Implantação de e-gates (Terminal 3) | 31/12/2025 | Poder Concedente | 17,8 |
Implantação de e-gates (Terminal 2) | 31/12/2026 | Poder Concedente | 9,9 |
Reforma e ampliação da Delegacia da PFno T3 | 31/12/2026 | Poder Concedente | 15,6 |
Sistema de monitoramento de filas de inspeção de segurança | 30/06/2026 | Concessionária | 3,0 |
Construção de taxiway (twy) de saída rápida | 31/12/2027 | Compartilhada | 47,5 |
Construção de twy – alça ligação à pista | 31/12/2027 | Compartilhada | 32,2 |
Aeroporto+Seguro: Implantação EDS | 31/12/2026 | Poder Concedente | 202,2 |
Aeroporto+Seguro: Implantação Raio X Dual View | 30/06/2027 | Poder Concedente | 47,6 |
Aeroporto+Seguro: Implantação ETD | 30/06/2027 | Poder Concedente | 5,1 |
Aeroporto+Seguro: Implantação Detector de líquido explosivo | 31/08/2026 | Poder Concedente | 1,7 |
Aeroporto+Seguro: Implantação Acesso biométrico | 30/06/2026 | Poder Concedente | 1,7 |
Aeroporto+Seguro: Implantação Proteção perimetral | 30/06/2027 | Poder Concedente | 17,8 |
Sempre crescente, os tráfegos de GRU e de CGH levam à obrigatoriedade de expansão desses aeroportos. Parabéns, SP pelo desenvolvimento ordenado e consciente.