Terceiro Il-114-300 se junta ao programa de testes do turboélice regional russo

Aeronave de 68 assentos deverá entrar em serviço em 2026 e substituir modelos An-24 e ATR nas companhias aéreas do país
O terceiro Il-114-330 decola pela primeira vez
O terceiro Il-114-330 decola pela primeira vez (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC) revelou o primeiro voo do terceiro protótipo do Il-114-300, turboélice regional de passageiros desenvolvido pela Ilyushin.

A aeronave russa se juntou ao programa de desenvolvimento que tem como meta certificar o modelo para início das entregas em 2026.

O voo inaugural foi feito em conjunto com o segundo protótipo e durou cerca de 30 minutos.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Atualmente, o segundo protótipo da aeronave está voando quase diariamente sob um programa de testes de certificação adicionais”, disse o diretor-gerente do Il PJSC (Ilyushin), Daniil Brenerman.

A UAC quer entregar os primeiros turboélices em 2026 (UAC)

A adição de mais uma aeronave nos permitirá concluir a quantidade necessária de testes e certificar a aeronave dentro do prazo estabelecido. A entrega de aeronaves de produção aos operadores começará no próximo ano”.

Substituto do Antonov An-24 e do ATR 72

O governo russo lançou o programa do Il-114-300 para suprir as companhias aéreas do país com um turboélice capaz de substituir os antigos An-24 e também as aeronaves ATR, neste caso, devido às sanções comerciais do Ocidente.

Atualização do Il-114 original, o turboélice bimotor de asa baixa é equipado com motores TV7-117ST-01 que propulsionam um conjunto de hélices de seis pás.

Dois protótipos do Il-114-300 voaram em conjunto (UAC)

Segundo a UAC, o Il-114-300 tem desempenho superior de voo, utiliza  materiais compósitos em sua estrutura e conta com um novo sistema digital de navegação de voo.

O Il-114-300 foi desenhado para operar de forma autônoma em aeródromos pequenos, com superfícies de concreto e terra. Além disso, ele poderá a ser utilizado nas regiões árticas da Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Primeiro esboço do jato supersônico chinês C949

Concorde chinês: COMAC revela o supersônico C949

Related Posts