A fabricante britânica BAE Systems revelou imagens de uma maquete do futuro caça de sexta geração Tempest sendo submetido a testes de túnel de vento em sua unidade em Lancashire, na Inglaterra. O projeto liderado pelo Reino Unido também conta com a participação das indústrias de defesa da Itália e Suécia.
“Usando as mais recentes tecnologias digitais, as formas conceituais da aeronave foram virtualmente projetadas e testadas, com computadores de alto desempenho capazes de calcular o desempenho aerodinâmico de diferentes características da aeronave e pilotos de teste levando o Tempest aos céus a partir de um simulador de voo”, informou a BAE.
As imagens divulgadas pela BAE mostram alguns dos principais elementos de design do Tempest. Isso inclui uma seção da fuselagem traseira ligeiramente elevada para acomodar os dutos dos motores e exaustores protegidos para reduzir a detecção térmica e reduzir a assinatura radar da aeronave, que terá capacidade furtiva (“invisível” aos radares).
Outro detalhe interessante revelado nas imagens são as portas do compartimento interno de armas na parte inferior da aeronave. “Esconder” os armamentos em porões de carga é um requisito fundamental em aviões de combate furtivos. Ao fazer isso, a chance dessas aeronaves serem detectadas por radares diminui significativamente.
“Os dados desses testes agora estão sendo usados para refinar e moldar o projeto final da próxima aeronave de combate do Reino Unido”, diz BAE. Os ensaios em túnel de vento também ajudarão a fabricante a criar um esboço do Tempest, que será avaliado pelo Ministério da Defesa britânico até o final deste ano.
O Tempest é concebido para ser o novo caça de superioridade aérea da Europa e possivelmente deve ter a participação de mais nações do bloco, especialmente aquelas que operam o Airbus Eurofighter Typhoon, como Alemanha e Espanha. De acordo com a BAE, a aeronave deve entrar em operação em meados de 2035.
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