A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou mais detalhes sobre o programa do B-21 Raider, bombardeiro nuclear que é a aeronave militar mais avançada conhecida no mundo.
Durante um painel na Conferência Aérea, Espacial e Cibernética da Associação da Força Aérea e Espacial, em 18 de setembro, William Bailey, diretor do Departamento de Capacidades Rápidas da Força Aérea; e Thomas Jones, presidente do setor de Sistemas Aeronáuticos da Northrop Grumman, revelaram informações sobre o progresso dos testes da aeronave.
Segundo eles, o B-21 já está realizando dois voos de testes por semana na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, buscando atingir a meta de um voo diário.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além disso, a Northrop e a USAF realizaram testes de fadiga em uma célula do B-21 em solo para “confirmar que o design estrutural da aeronave é sólido e validou a confiança nos modelos digitais”, disse Bailey.
O General Thomas Bussiere, chefe do Comando de Ataque Global da Força Aérea, destacou a importância de possuir uma aeronave de 6ª geração no atual cenário mundial.
“Somos a única força de bombardeiros do mundo livre. Provavelmente não veremos um sinal de demanda diminuído de nossos comandos regionais de combate em forças-tarefa de bombardeiros”, acrescentou Bussiere.
“Esse sinal de demanda, na minha opinião, só vai aumentar nos próximos anos. À medida que fazemos a transição dos antigos B-1 e B-2, a frota B-21 proporcionará grande conforto aos nossos aliados e preocupação a qualquer adversário em potencial.”
A Força Aérea afirmou que o objetivo de produção é ter ao menos 100 B-21 em serviço que ficarão distribuídos em três bases aéreas nos EUA.
A USAF também divulgou um curto vídeo em suas redes sociais mostrando o Raider em voo pela primeira vez.
Testing continues for the B-21 Raider, a dual-capable penetrating strike stealth bomber capable of delivering both conventional and nuclear munitions. Ellsworth Air Force Base, Whiteman Air Force Base, and Dyess Air Force Base are expected to receive the B-21.
More here:… pic.twitter.com/Wry4CxQ5e3
— U.S. Air Force (@usairforce) September 18, 2024