A Convenção da NBAA (National Bussiness Aviation Association), em Las Vegas, é o maior evento de aviação executiva do mundo e ocorre nesta semana. Mas nem começou e as fabricantes já estão revelando novidades.
Uma delas é a Textron Aviation que lançou nesta segunda-feira (16) o Cessna Citation CJ3 Gen2. A nova variante é uma evolução do CJ3+ com atualização de aviônicos e acabamento da cabine.
O modelo, que pode levar até nove passageiros, é um dos concorrentes do Embraer Phenom 300E, embora seja menor e mais lento. A Cessna também tem outros aviões maiores como o CJ4 e o Ascend.
Comparado ao CJ3+, o CJ3 Gen2 trará como equipamento padrão o Autothrottle fornecido pela Garmin e que integrará a suíte de aviônicos G3000, já usada na versão anterior.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além disso, a aeronave passará a contar com Sistema de visão aprimorada (EVS) opcional, interface intuitiva com tela sensível ao torque e o datalink GDL 60 de fornecimento de dados e transmissão de diagnóstico wireless.
A Textron também reconfigurou a cabine de comando de forma a ganhar 11,4 cm a mais de extensão para as pernas dos pilotos.
Entrada em serviço em 2025
Na cabine de passageiros, as melhorias incluem novos assentos, luzes ambiente, entradas USB-C em todos os assentos e carregamento sem fio, além de mesas e bolsas laterais maiores.
Segundo a empresa, o CJ3 Gen 2 foi projetado graças ao feedback dos clientes, pilotos e mecânicos, que participaram do Conselho Consultivo de Clientes da Textron.
O CJ3 Gen 2 pode ser pilotado por único piloto e levar nove passageiros a uma distância de (3.778 km. Ele utiliza motores Williams International FJ44-3A.
Para mostrar a aeronave, a Textron apresentará uma maquete da cabine durante a NBAA. A previsão de entrada em serviço do Citation CJ3 Gen 2 é para 2025.