Uma visita de autoridades nesta semana à fábrica da Turkish Aerospace Industries (TAI), em Ancara, aparentemente resultou em fotografias não autorizadas do protótipo do TF-X, o primeiro caça de quinta geração projetado e produzido na Turquia. Em uma dessas imagens compartilhadas nas redes, a aeronave aparece num estágio de construção avançado.
Projeto aeronáutico mais ambicioso em curso na Turquia, o TF-X é desenvolvido desde 2016 pela TAI com auxílio da BAE Systems, do Reino Unido. No mês passado, a fabricante já havia divulgado imagens do caça sendo construído, mas ainda amparada em suportes. Desta feita, o protótipo foi visto pela primeira vez equipado com o conjunto de trem de pouso.
A imagem inédita do TF-X também veio acompanhada de novas informações sobre a aeronave. Segundo a imprensa turca, a apresentação da aeronave, o tradicional “rollout”, está programado para 18 de março de 2018. E será uma revelação dupla da TAI: neste mesmo dia, a fabricante também pretende realizar o primeiro voo do jato de treinamento Hürjet.
O primeiro voo do TF-X, antes previsto para o dia 23 de outubro de 2023 para coincidir com as celebrações dos 100 anos da República Turca, agora deve ocorrer somente em meados de 2024, de acordo com a mídia local. A TAI, porém, ainda não confirmou essa informação.
“Clone” do F-22
Dados preliminares do fabricante turca indicam que o caça produzido localmente terá peso máximo de decolagem de 27.200 kg, 19 metros comprimento por 12 m de envergadura e velocidade máxima de Mach 2 (2.470 km/h). Tais números são semelhantes aos do jato norte-americano de quinta geração Lockheed Martin F-22 Raptor, que parece “inspirar” as linhas do TF-X.
De acordo com a TAI, o jato inicialmente será impulsionado por dois motores General Electric GE F110 produzidos sob licença na Turquia pela TUSAŞ Engine Industries (TEI). Versões desse motor são utilizadas, por exemplo, nos caças norte-americanos F-15 e F-16. Mais adiante, o TF-X contará com um motor caseiro baseado no EJ200 usado no Eurofighter Typhoon.
O governo turco ainda não definiu quantos TF-X devem ser incorporados à força aérea. No entanto, é esperado um grande volume, uma vez que no longo prazo o novo jato é proposto para substituir os mais de 200 caças F-16 em serviço na Turquia, além de suprir a necessidade do país por aeronaves de combate de última geração, já que a nação foi expulsa do programa F-35.
Apresentação em 18/03/2018 ??
O conhecido erro de digitação…acontece com seres humanos! Obrigado pelo alerta!
Considero um feito notável por parte da Turquia em produzir um avião desse nível.
É extremamente complexa toda a cadeia de desenvolvimento e fornecimento de componentes para esse tipo de equipamento e a Turquia conseguiu em poucos anos se consolidar como uma potência mundial na fabricação de armamentos de primeira linha.