Tiltrotor Leonardo AW609 fez ensaios em porta-aviões italiano

Aeronave realizou pousos e decolagens verticais a bordo do navio capitânia Cavour da Marinha da Itália em abril
O AW609 fez várias operações de pouso e decolagem no porta-aviões
O AW609 fez várias operações de pouso e decolagem no porta-aviões

A Leonardo revelou nesta quarta-feira, 26, que realizou uma campanha de ensaios de pouso e decolagem do seu tiltrotor civil AW609 em um navio.

Os testes ocorreram a bordo do porta-aviões Cavour, da Marinha italiana há dois meses, mas somente agora a empresa divulgou o fato.

A aeronave de testes AC4 esteve a bordo da nau capitânia entre 3 e 12 de abril com voos a partir de Base Naval de Maristaer Grottaglie.

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A aeronve tiltrotor operou a bordo do porta-aviões Cavour, da Marinha italiana
A aeronve tiltrotor operou a bordo do porta-aviões Cavour, da Marinha italiana

Os testes foram acertados entre a Leonardo e o Ministério da Defesa da Itália para avaliar o potencial de uso de tecnologias tiltrotor em operações governamentais.

Segundo a empresa, foram feitos procedimentos de pouso e decolagem no convés em mais de 15 condições diferentes (incluindo condições de vento), aproximação direta e lateral, pouso vertical, decolagem vertical e saída lateral.

“Os recentes testes na Itália, com o forte apoio da Marinha Italiana, no âmbito do grupo de trabalho ao qual também se junta o Exército Italiano e a Guardia di Finanza, representam um passo importante para o desenvolvimento de aplicações governamentais, à medida que reforçamos a nossa posição para liderar iniciativas baseadas em aeronaves tiltrotor e atender aos requisitos futuros”, disse Lorenzo Mariani, co-gerente geral da Leonardo.

O AW609 será usado para missões civis, mas pode assumir tarefas militares no futuro
O AW609 será usado para missões civis, mas pode assumir tarefas militares no futuro

O AW609 é o único tiltrotor do mundo voltado a aplicações civis. A aeronave teve seu desenvolvimento iniciado pela Bell e mais tarde passou a contar com a participação da Agusta, hoje parte da Leonardo.

Embora ofereça um desempenho ímpar, que une as virtudes de aviões e helicópteros, o AW609 está há muitos anos em testes a fim de obter a certificação de tipo da FAA.

A Leonardo instalou uma linha de montagem, área de treinamento e apoio aos seus futuros clientes na Filadélfia, nos EUA. Apesar do esforço da fabricante, não há um prazo conhecido sobre a entrada em serviço da aeronave.

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