O comando militar do Irã revelou nesta semana os primeiros detalhes da base aérea subterrânea “Eagle 44”. Imagens da instalação divulgadas pela agência iraniana IRNA mostram caças F-4 Phantom II perfilados em estações e sendo deslocados pelo interior de um longo túnel com aparência de ser recém-construído. A localização do complexo não foi divulgada.
Segundo a publicação, a base subterrânea comporta operações de vários tipos de caças e bombardeiros, bem como drones da Força Aérea da República Islâmica do Irã. A estrutura ainda conta com postos de alerta e comando, hangares, estações de manutenção, centro de navegação e reservatórios de combustível, citou a agência.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Está foi a segunda vez que os militares iranianos comentaram oficialmente sobre a existência de bases aéreas subterrâneas no país. Em maio do ano passado, o Exército do Irã revelou uma instalação subterrânea onde eram armazenados armamentos, aeronaves não tripuladas e drones suicidas. Não se sabe se o local é a base Eagle 44 recém-revelada.
Iran on Tuesday unveiled its first underground air force base, called “Eagle 44”, the country’s official news agency IRNA reported.
“It is one of the army’s most important air force bases, with fighters equipped with long-range cruise missiles and built in the depths of earth.” pic.twitter.com/KACSXkljyc— Iran International English (@IranIntl_En) February 7, 2023
A agência iraniana, porém, menciona que a Eagle 44 não é a única base subterrânea construída no país. “A Eagle 44 é uma das várias bases aéreas subterrâneas desse tipo que foram construídas em todo o país nos últimos anos para atender às necessidades da força aérea”, diz a publicação.
O texto cita ainda que as bases subterrâneas são construídas em regiões montanhosas para proporcionar “a capacidade de realizar operações aéreas de surpresa a partir de um local e tempo distante das expectativas dos inimigos”.
Publicações iranianas também apontaram que caças são mantidos de prontidão na base debaixo da terra e armados com mísseis de longo alcance. Tal afirmação pode ser entendida como um recado aos inimigos do Irã, que recentemente sofreu uma série de ataques de drones supostamente perpetrados por Israel.
“Qualquer ataque ao Irã de nossos inimigos, incluindo Israel, receberá uma resposta de nossas muitas bases da força aérea, incluindo da Eagle 44”, disse o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, à TV estatal iraniana.
Só falta os aviões.