Três Embraer Super Tucanos estão entre 310 aeronaves que os EUA aposentarão até 2024

Aviões A-29 fazem parte do orçamento do ano fiscal de 2024, que vai de abril deste ano a março do ano que vem. Aeronaves haviam sido adquiridas para avaliação
Super Tucanos da Força Aérea dos EUA
Super Tucanos da Força Aérea dos EUA (SNC)

A Força Aérea dos EUA (USAF) pretende desativar nada menos que 310 aeronaves entre abril deste ano e março do ano que vem, período conhecido como ano fiscal de 2024.

O orçamento de defesa do país inclui os investimentos em armamentos como o bombardeiro B-21 Raider, o caça F-15EX Eagle II e o avião de reabastecimento aéreo KC-46A, mas também lista o que é chamado como “desinvestimento”, modelos que estão no fim da vida útil ou então não fazem mais parte dos planos da USAF.

Entre eles estão os três turboélices A-29 Super Tucanos, fornecidos pela parceria entre a Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC).

A dispensa do avião brasileiro já era conhecida desde que o avião agrícola AT-802 foi selecionado para o programa Armed Overwatch, em agosto de 2022.

O Sky Warden é baseado num avião agrícola (L3)

O Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC) havia recebido os três A-29 e dois AT-6C Wolverine e que eram usados em avaliações para missões anti-guerrilha e apoio aéreo aproximado.

Portanto, não fazia mais sentido que eles permanecessem na força. O destino mais provável é que a USAF repasse as três aeronaves a alguma força aérea que já opera o modelo, no programa de ajuda militar do governo dos EUA.

Aposentadoria do KC-10A

Além do avião da Embraer, a Força Aérea dos EUA pretende retirar de serviço aeronaves bastante importantes no passado, mas que estão em fim de carreira, como o KC-10A Extender, avião-tanque baseado no DC-10.

O avião-tanque KC-10A está se despedindo da Força Aérea (USAF)

Os últimos 24 trijatos em operação deverão ser aposentados até o começo do ano que vem, graças à incorporação de mais KC-46A.

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Outros dois conhecidos aviões de combate terão sua frota reduzida significativamente, o A-10 Thunderbolt, com 42 unidades retiradas de serviço, e o F-15C/D, cujos 57 caças deixarão de voar dentro do plano de removê-lo do inventário em 2026.

Após discussões acaloradas no Congresso, a USAF também colocará fim em 32 caças furtivos F-22 Raptor do Bloco 20. Esses jatos não têm capacidade de combate, servindo apenas para treinamento.

Constam ainda da lista um bombardeiro B-1B Lancer, dois E-3 Sentry, três E-8C, dois EC-130H (guerra eletrônica), quatro EC-130J (guerra psicológica), 52 T-1A Jayhawk (versão de treinamento do jato executivo Hawker Beechcraft, da Raytheon), 37 helicópteros HH-60G e 38 drones MQ-9 Reaper.

O F-15C  e o F-22 Raptor terão unidades desativadas nos próximos meses (USAF)

Com informações do The Drive.

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  1. Incrível é saber que essa lista de baixas é muito mais poderosa do que as forças aéreas da maioria dos países.
    Se fosse possível doar essas aeronaves para que a Ucrânia utilizasse na guerra a Rússia estaria ferrada. E eu nem consideraria os F-22 nessa conta.

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