O transporte tático C-390 Millennium, da Embraer, pode ter sido escolhido por mais três países, segundo sugere uma imagem de um suposto encontro com usuários da aeronave e que foi compartilhada nas redes sociais.
A captura de vídeo mostra uma tela de uma apresentação da Conferência do Grupo de Usuários do C-390 Millennium 2024, que ocorreu em São José dos Campos, sede da Embraer, recentemente.
Nela aparecem as bandeiras dos atuais e futuros operadores conhecidos, mas também o Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Chile.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Nenhuma das três nações fez qualquer anúncio nesse sentido ainda, mas conversas estariam ocorrendo há tempos, assim como com outros potenciais clientes.
O Marrocos, por exemplo, opera uma frota de 15 K/C-130H Hercules e teria feito visitas às instalações da Embraer em Portugal, recentemente, segundo relatos da mídia local. Em março, uma C-390 foi apresentado aos militares do país africano.
Áustria também participou do primeiro encontro de usuários antes de confirmar compra
Entende-se que a força aérea do Marrocos poderia adquirir três C-390, mas também considerar a compra do rival C-130J em missões especiais.
O Chile sempre foi um país que flertou com uma parceria para fornecer componentes para a Embraer, porém, um acordo para seis C-390 nunca se concretizou. A Força Aérea tem atualmente três KC-130 e cinco C-130B/H.
Já os Emirados Árabes Unidos possuem oito Hercules de versões militares e civis e ocasionalmente tem surgido como um potencial cliente.
Vale lembrar que na conferência de usuários do C-390 de 2023, a Áustria participou como convidada mesmo ainda não tendo confirmado uma encomenda na época, o que ocorreu logo em seguida.
Pedimos que a Embraer comentasse sobre o assunto e atualizaremos o artigo quando tivermos um posicionamento da empresa.