A situação da aviação comercial na Rússia está cada vez mais complicada por conta das sanções impostas pelo Ocidente à manutenção de aeronaves da Boeing e Airbus e mesmo locais como o jato SSJ100.
Sem peças de reposição, as empresas aéreas do país estão canibalizando alguns aviões ou então buscando reativar antigas aeronaves como o Tu-214, um bimotor de corredor único que estaria voltando à produção seriada.
Mas até mesmo um velho trijato da era soviética, o Yakovlev Yak-42D, está sendo considerado por algumas companhias aéreas. É o que revelou o Izvestia, um importante jornal russo, na semana passada.
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A empresa AT-Leasing possui 14 aeronaves do modelo, uma versão de longo alcance e capacidade para até 120 passageiros, e desde abril tenta negociá-los com algumas companhias russas.
Segundo o Izvestia, a Iraero, Red Wings e o grupo UTair chegaram a analisar propostas, mas até agora resistem à ideia de ressuscitar a aeronave.
Os motivos apontados são o alto custo operacional, já que o Yak-42D utiliza três turbofans antigos Lotarev D-36 (produzidos na Ucrânia) e exige a presença de um engenheiro de voo na cabine.
Além disso, o trirreator não dispõe de infraestrutura de manutenção no país, o que obrigaria suas operadoras a levar mecânicos a bordo dos voos.
Por outro lado, o Yak-42D permitiria que voos internacionais fossem operados sem riscos causados pelas sanções já que são aeronaves equipadas 100% com componentes locais. A AT-Leasing, no entanto, propôs contratos de até três anos apenas.
“O Yak-42D é uma aeronave confiável, tem bom desempenho de voo, mas é um modelo ultrapassado, muito inferior ao moderno SSJ-100 em termos de eficiência econômica”, disse um porta-voz da empresa Red Wings, que argumentou que a proposta poderia ser interessante antes da temporada de verão no hemisfério norte.
Boeing 727 russo
Assim como o Tu-154, o Yak-42 é um trimotor com configuração semelhanye ao Boeing 727 e ao HS-Trident britânico. O primeiro voo da aeronave ocorreu em 1975 e cerca de 185 unidades foram produzidas até 2003.
O Yak-42 é baseado em outro trirreator, o Yak-40, de menor capacidade (até 32 passageiros) e que usava motores menos eficientes.
Ainda segundo a Izvetia, cerca de 20 Yak-42 estão em operação na Rússia e no Casaquistão, em companhias aéreas como a Krasavia e a Izhavia.