A guerra comercial entre os EUA e a China pode ganhar mais um capítulo polêmico. Segundo fontes próximos ao governo ouvidas pela Reuters, o presidente Donald Trump pode restringir o fornecimento de motores turbofan Leap-1C da CFM e aviônicos da Honeywell para o jato comercial C919, da COMAC.
A proibição pode ser confirmada nesta quinta-feira ou no dia 28 de fevereiro, durante reuniões com o gabinete de Trump. Atualmente, essas empresas têm licenças de exportação, porém, o programa chinês tem sido alvo de acusações de espionagem e prática de engenharia reversa.
Em revelações no ano passado, os EUA apontaram que empresas chinesas haviam hackeado parceiros americanos do C919 em busca de projetos para desenvolver os componentes localmente, o que a COMAC negou. No entanto, a fabricante chinesa AECC desenvolve atualmente um turbofan que é muito semelhante ao LEAP-1, o CJ-1000AX, que também equipará o C919.
Embora tenha a francesa Safran como sócia, a CFM pode sofrer ingerência do governo dos EUA por conta da GE. O LEAP-1 é utilizado pelo A320neo e também pelo 737 Max, jato que está aterrado por problemas de segurança.
Retaliação chinesa
No caso da Honeywell, além da proibição da exportação de sistemas de controle de voo para a COMAC, a empresa teria de desistir de participar do desenvolvimento do widebody CR929, programa conjunto entre russos e chineses.
Atualmente, a fabricante chinesa tem passado por apuros com o C919 por imprevistos em seu projeto. Mesmo com seis aviões de testes, a certificação do modelo, que era esperada para 2020, só deverá ocorrer em 2022.
Com porte semelhante ao Airbus A320neo, o C919 promete ser mais barato e econômico, mas a falta de tradição comercial dos aviões chineses pode ser um empecilho para seu sucesso. Por outro lado, o mercado chinês pode (e deve) absorver uma grande quantidade de aeronaves.
Por falar nisso, a preocupação de analistas caso o governo Trump impeça o uso da tecnologia ocidental é que a China passe a boicotar os aviões da Boeing, algo que já tem ocorrido discretamente – o 787, por exemplo, não recebe encomendas de empresas do país desde 2017.
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Essa briga comercial entre EUA – China, levará o mundo pra uma crise econômica jamais vista.
Até os apoiadores de tudo isso que está prestes a ocorrer, sentirão na pele e no bolso.
Que cockpit bonito esse do C919, da de 10 a 0 em qualquer Airbus e Boeing que por sinal, tem um dos mais feios e ultrapassados, do 777 e 747, sendo marrom, o da Embraer é outro que a cor é feita, mas pior disparado é os Russos, principalmente os antigos, da URSS verde.