Não é todo dia que uma companhia aérea decide fechar um pedido de 100 aeronaves novas, que dirá sendo elas caros widebodies. Pois é o que a United Airlines está prestes a anunciar.
A companhia aérea dos EUA, uma das maiores do mundo, tem hoje uma frota envelhecida de aviões de dois corredores, entre eles Boeing 767 e 777-200, com média de 25 e 23 anos, respectivamente.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
São 127 jatos que gastam muito combustível e não oferecem tanto conforto quanto modelos mais recentes. O dilema da United, no entanto, está em decidir entre o 787 Dreamliner e o A350.
Segundo a Bloomberg, esse anúncio é iminente e deve ocorrer até dezembro. Em agosto, o Airline Weekly já havia revelado que a United Airlines negociava com Boeing e Airbus, o que Scott Kirby, seu CEO, reconheceu em conferência nesta semana com pilotos na cidade de Denver, citando um pedido de “três dígitos”.
Justiça de Salomão
O Boeing 787 poderia ser a escolha natural já que a United tem hoje 64 desses jatos modernos em sua frota, incluindo as três versões (787-8, 787-9 e 787-10), além de sete outros aviões a serem entregues. Porém, a transportadora dos EUA também é cliente do A350, uma aeronave de maior capacidade e alcance. São 45 pedidos firmes que começarão a ser entregues apenas em 2027.
Se a empresa aérea resolver fechar um pedido com um único fornecedor, certamente o cenário será péssimo para o perdedor. Embora as vendas de widebodies estejam crescendo, o cenário ainda é distante do projetado anos antes da pandemia.
A United, no entanto, pode posar de “Rei Salomão” e decidir dividir a enorme encomenda entre as duas fabricantes, o que não deixa de ser uma saída positiva para uma companhia aérea que já é cliente do 787 e A350.