A companhia aérea TUI fly Belgium conseguiu recolocar um dos três jatos Embraer E195-E2 em serviço nesta segunda-feira, 5.
A aeronave de matrícula OO-ETA assumiu o voo entre Bruxelas e Málaga dez dias após ser aterrada para manutenção dos motores Pratt & Whitney GTF.
Por enquanto o jato de 136 assentos está baseado em Bruxelas em vez de Antuérpia, onde a TUI mantinha as três aeronaves. Os E2 são aptos a operar a partir do aeroporto local, cuja maior pista tem apenas 1.500 metros de extensão.
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Os outros dois E195-E2 continuavam fora de serviço até 6 de agosto. O jato OO-ETB não realiza um voo comercial desde 22 de julho enquanto o OO-ETC está parado há meses.
Metal em pó contaminado
Em comunicado, a TUI afirmou que os motores apresentaram um problema de lubrificação, mas não detalhou o que causou isso.
Alguns jatos E2 precisam passar por um recall nos turbofans PW1900G, que apresenta um problema com metal em pó contaminado.
Algumas peças como discos na turbina de alta pressão podem apresentar rachaduras em intervalos de tempos menores do que as revisões programadas.
A questão é que a Pratt & Whitney tem muitos motores para inspecionar e corrigir e poucos lugares para executar esse trabalho, embora tenha aberto uma nova unidade em parceria com a OGMA/Embraer, em Portugal.
Em resumo, aviões como os Embraer E2 e os Airbus A220 e a família A320neo estão ficando muito tempo no solo à espera da correção do problema.
O motor PW1900G, que equipa os novos E-Jets, é menos afetado pelo problema já que opera em regimes menos exigentes, mas também precisa passar pelo recall.
Os três E195-E2 da TUI foram arrendados pela AerCap após serem retornados pela Belavia no final de 2021.