Motor presente em 95% dos helicópteros russos da Mil Moscow e Kamov, a turbina TV3-117 da fabricante UEC-Klimov recebeu em outubro o certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil. O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (3) pela Rosaviatsia, o órgão federal de transporte aéreo da Rússia.
O trabalho de certificação do motor russo estava em andamento desde setembro de 2019, quando a ANAC e a Rosaviatsia assinaram um Memorando de Entendimento durante a 40° sessão da Assembleia da ICAO em Montreal.
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“A obtenção do certificado de tipo da ANAC visa a promoção de equipamentos de aviação russos para os mercados de exportação de países amigos e é resultado de um trabalho sistemático de construção de cooperação internacional em apoio às entregas de exportação de aeronaves civis russas”, informou a agência russa.
Segundo a agência russa, o motor TV3-117 atende aos requisitos internacionais, sendo à prova de falhas em condições de altitude elevada e flutuações de temperatura alta e baixa.
Raridades no Brasil
A versão mais recente da turbina TV3-117 é aplicada em praticamente todos os helicópteros de médio e grande porte de uso civil e militar fabricados na Rússia, como os tradicionais Mil Mi-17 e Kamov Ka-32. Trata-se de um projeto concebido na década de 1970 e que atualmente soma mais de 25.000 unidades produzidas.
A despeito da homologação do motor para operações no mercado brasileiro, helicópteros de origem russa são extremamente raros no Brasil, onde a preferência é por aeronaves de asas rotativas de fornecedores ocidentais, como a Airbus e Bell Helicopter.
No Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC constam apenas quatro helicópteros russos, sendo três Mi-17 e um Ka-32. No entanto, todos esses aparelhos estão atualmente aterrados pois tiveram seus certificados de aeronavegabilidade e matrículas cancelados pela agência brasileira.