Turboélice Antonov An-12 ‘flamenguista’ é aposentado após 58 anos em serviço

Aeronave cargueira foi fabricada em 1967, voou na Aeroflot e fazia parte da frota da companhia Cavok Air
Um An-12 da Cavok Air
Um An-12 da Cavok Air (Cavok Air)

Um ‘veterano’ se aposentou em 28 de março após 58 anos em serviço. O turboélice Antonov An-12B de matrícula UR-CNN, da Cavok Air, realizou seu voo final naquele dia ao pousar no Aeroporto de Piestany, na Eslováquia.

Um dos seis quadrimotores operados pela companhia aérea cargueira ucraniana, o An-12, que exibe a pintura “flamenguista” em preto e vermelho, foi recebido com uma cerimônia no local, como revelou sua fabricante em um vídeo publicado no Youtube.

A aeronave tem uma longa folha de serviços, tendo sido fabricada em 1967, durante a Guerra Fria, e servido na Aeroflot.

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O An-12 da Cavok Air voou na Aeroflot inicialmente (Anna Zvereva)

Após o colapso da União Soviética, a aeronave encontrou um novo papel em meia dúzia de companhias aéreas cargueiras até ser repassado para a Cavok Air em 2014.

Duranate todo esse tempo, o An-12 UR-CNN somou 18.000 voos e 50.000 horas de voo, realizando voos de carga por vários locais no globo.

C-130 Hercules soviético

O An-12 é o equivalente ao Lockheed Martin C-130 Hercules, com quatro motores turboélices de zunido inconfundível, asa alta e rampa traseira de carga.

Um ponto que destoa a aeronave do seu rival ocidental é a existência de uma torreta de canhão na cauda, uma configuração comum em aviões soviéticos.

O An-12 entre o An-2 e o An-124 (Antonov)

Ele pode transportar até 20 toneladas de carga e voar sem escalas por 3.600 km com carga máxima.

Embora não tenha o sucesso obtido pelo Hercules, o An-12 desfrutou de enorme aceitação no mundo, com cerca de 1.250 aeronaves produzidas e cuja boa parte ainda está em serviço ativo.

YouTube video

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