A Textron Aviation realizou nesta terça-feira, 23, o primeiro voo do Beechcraft Denali, seu novo turboélice monomotor executivo.
A aeronave, ainda sem pintura, decolou da base da empresa no Aeroporto Internacional Eisenhower, em Wichita (Kansas) às 8:20 am (horário local) e realizou um voo que durou 2 horas e 50 minutos.
Segundo a Textron, o Denali atingiu velocidade de 180 nós (333 km/h) e uma altitude de 15.600 pés (4.755 m). Os tripulantes avaliaram o desempenho, estabilidade e controle da aeronave, bem como seus sistemas de propulsão, controles de vôo e aviônicos.
O Denali tem como principal diferencial o novo motor Catalyst, fornecido pela GE Aviation, e que oferece uma performance mais eficiente que turboélices mais antigos. Ele é 20% mais econõmico e pode utilizar combustível de aviação sustentável.
Mas foi justamente o motor que atrasou o cronograma. Originalmente, o Denali faria parte do portfólio da Cessna, mas a Textron optou por colocá-lo ao lado do King Air, na Beechcraft.
O Denali promete entregar um desempenho bastante expressivo. A aeronave terá velocidade de cruzeiro de 285 nós (528 km/h), carga paga de 500 kg e alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km), o suficiente para voar entre Los Angeles e Chicago sem escalas.
Pensado para disputar mercado com o Pilatus PC-12, a Textron aponta como alvo a certificação do Denali em 2023.
Não entendo porque a Embraer não está presente no mercado dos turbo-helices.