A agência de aviação civil do Canadá, TCCA (Transport Canada Civil Aviation), concedeu ao Cessna 408 SkyCourier a certificação de tipo, afirmou a Textron Aviation.
O aval da autoridade canadense abre caminho para a entrega do primeiro turboélice utilitário no país, para a Air Bravo Corporation, uma empresa de serviços de voo de passageiros, carga e ambulância aérea sediada na região de Ontário.
O SkyCourier será da variante cargueira e sua entrega está prevista ainda para dezembro.
“O desempenho excepcional do SkyCourier será um divisor de águas para nossos clientes em todo o Canadá”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo. “A flexibilidade máxima e os baixos custos operacionais desta aeronave a tornam uma excelente escolha para uma ampla gama de missões em toda a região.”
A Textron ressaltou a capacidade do SkyCourier de operar em áreas remotas, uma característica do transporte aéreo no Canadá, um país de grandes dimensões e que possui cidades bastante isoladas em algumas regiões.
A entrega do primeiro SkyCourier no Canadá ocorre dois anos e meio após a aeronave entrar em serviço nos EUA.
Em 2024, a Textron já entregou nove turboélices, a maior parte para a FedEx. Ao todo, a fabricante entregou até hoje 33 aeronaves do tipo.
O modelo também já foi certificado no Brasil, mas até hoje a Textron não entregou nenhum deles a um cliente nacional. A FAB já mostrou interesse em encomendá-lo como um substituto para o Bandeirante.