Apresentado pela primeira vez no Brasil, o turboélice E1000GX da fabricante Epic Aircraft, dos Estados Unidos, é um dos destaques na feira de aviação executiva Labace 2023, realizada nesta semana no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O avião, com linhas elegantes e cabine para quatro passageiros, é promovido no Brasil pela Avantto, empresa que atua no setor de compartilhamento de jatos executivos e helicópteros. Ainda neste ano, a frota da empresa será diversificada com a introdução dos primeiros turboélices da Epic.
“Estamos muito confiantes na parceria com a Epic e no sucesso da aeronave. Realizamos uma ordem de compra de 34 aviões para o programa de compartilhamento, que serão entregues ao longo de cinco anos. As primeiras duas chegam ainda em 2023”, afirmou Rogério Andrade, CEO da Avantto.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A chegada dos novos turboélices faz parte da estratégia de interiorização da Avantto, que está se preparando para abrir novas bases de operação nos estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás. Segundo Andrade, a introdução do E1000GX, uma aeronave mais versátil que um jato, é ideal para operações nos interiores dessas regiões, onde a oferta de voos comerciais é limitada.
“Somos a maior e principal empresa de compartilhamento de aeronaves no país. Há mais de uma década inovamos em processos e, por isso, a Epic Aircraft nos atraiu tanto, devido a sua tecnologia, custos de operação e desempenho”, ressaltou o CEO da Avantto.
Turboélice “esportivo”
O desenho altamente aerodinâmico do E1000GX não é por acaso. A aeronave, construída com fibra de carbono e equipada com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A de 1.200 cavalos de potência, pode atingir uma velocidade máxima de 602 km/h (e um cruzeiro de 587 km/h) a 34.000 pés (10.363 metros) de altitude, de acordo com os dados fornecidos pelo fabricante. O avião da Epic ocupa a segunda posição entre os monomotores turboélice mais rápidos do mundo.
A fabricante diz que o modelo é projetado para operar com sua capacidade máxima de alcance mesmo quando decola de pistas curtas, o que o torna interessante para o mercado brasileiro.
“Estamos entusiasmados em lançar nossas vendas no Brasil esta parceira de longo prazo com a Avantto. Este acordo significa nosso compromisso mútuo em fornecer soluções de aviação de primeira linha para o mercado latino-americano”, apontou Doug King, CEO e fundador da Epic, que estregou seus primeiros produtos no EUA em 2020.