Turboélice de alta performance, Epic E1000GX estreia no Brasil

Apresentado na Labace 2023, turboélice que voa a mais 600 km/h será oferecido em programa de compartilhamento da Avantto
Epic E1000GX: avião fabricado nos EUA é o segundo monomotor turboélice mais rápido do mundo (Thiago Vinholes)

Apresentado pela primeira vez no Brasil, o turboélice E1000GX da fabricante Epic Aircraft, dos Estados Unidos, é um dos destaques na feira de aviação executiva Labace 2023, realizada nesta semana no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O avião, com linhas elegantes e cabine para quatro passageiros, é promovido no Brasil pela Avantto, empresa que atua no setor de compartilhamento de jatos executivos e helicópteros. Ainda neste ano, a frota da empresa será diversificada com a introdução dos primeiros turboélices da Epic.

“Estamos muito confiantes na parceria com a Epic e no sucesso da aeronave. Realizamos uma ordem de compra de 34 aviões para o programa de compartilhamento, que serão entregues ao longo de cinco anos. As primeiras duas chegam ainda em 2023”, afirmou Rogério Andrade, CEO da Avantto.

E1000GX usa um motor de 1.200 cavalos de potência para passar dos 600 km/h (Thiago Vinholes)

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A chegada dos novos turboélices faz parte da estratégia de interiorização da Avantto, que está se preparando para abrir novas bases de operação nos estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás. Segundo Andrade, a introdução do E1000GX, uma aeronave mais versátil que um jato, é ideal para operações nos interiores dessas regiões, onde a oferta de voos comerciais é limitada.

“Somos a maior e principal empresa de compartilhamento de aeronaves no país. Há mais de uma década inovamos em processos e, por isso, a Epic Aircraft nos atraiu tanto, devido a sua tecnologia, custos de operação e desempenho”, ressaltou o CEO da Avantto.

Cabine do E1000GX comparta quatro passageiros, além de dois pilotos (Epic Aircraft)

Turboélice “esportivo”

O desenho altamente aerodinâmico do E1000GX não é por acaso. A aeronave, construída com fibra de carbono e equipada com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A de 1.200 cavalos de potência, pode atingir uma velocidade máxima de 602 km/h (e um cruzeiro de 587 km/h) a 34.000 pés (10.363 metros) de altitude, de acordo com os dados fornecidos pelo fabricante. O avião da Epic ocupa a segunda posição entre os monomotores turboélice mais rápidos do mundo.

A fabricante diz que o modelo é projetado para operar com sua capacidade máxima de alcance mesmo quando decola de pistas curtas, o que o torna interessante para o mercado brasileiro.

o E1000GX é avaliado em cerca de US$ 4,3 milhões, cerca de R$ 21 milhões (Thiago Vinholes)

“Estamos entusiasmados em lançar nossas vendas no Brasil esta parceira de longo prazo com a Avantto. Este acordo significa nosso compromisso mútuo em fornecer soluções de aviação de primeira linha para o mercado latino-americano”, apontou Doug King, CEO e fundador da Epic, que estregou seus primeiros produtos no EUA em 2020.

Total
0
Shares
Previous Post

Acidente com helicóptero UH-15 Super Cougar da Marinha do Brasil vitima dois militares

Next Post

Azul Conecta apresenta motor híbrido para aviões regionais na Labace

Related Posts
Total
0
Share