A fabricante franco-italiana ATR obteve nessa quinta-feira (3) o certificado da Agência de Segurança da Aviação (EASA) da União Europeia para o novo turboélice cargueiro ATR 72-600F.
O novo modelo é o primeiro avião de carga produzido em série pela ATR, que o lançou o programa ATR 72-600F em 2017 e começou a voar com o protótipo em setembro deste ano. Até então, a empresa oferecia apenas conversões de aeronaves de passageiros mais antigas para cargueiros.
Segundo a fabricante, a cabine do ATR 72-600F tem 75 m³ de capacidade volumétrica e comporta nove toneladas de carga. É espaço suficiente para acomodar até sete contêineres LD3 ou, dependendo do tamanho, cinco a nove paletes. A aeronave tem alcance de 1.666 km, informa a ATR.
O cliente de lançamento da aeronave é a empresa de cargas FedEx, que tem 30 pedidos firmes e opções de compra para mais 20 unidades. O primeiro cargueiro deve ser entregue à companhia até o final de dezembro, com início das operações em 2021.
O ATR 72-600F é o único cargueiro turboélice de porte médio produzido em série oferecido no mercado. A aeronave repete a essência da versão original de passageiros focada na aviação regional, ligando grandes centros com cidades menores do interior, mas direcionada ao frete aéreo.
Veja mais: Embraer dobra a aposta na divisão de aviões militares