Turboélice híbrido encerra testes de voo, mas será que está pronto para produção?

Chamada EcoPulse, aeronave é uma adaptação do turboélice executivo Daher TBM
Monomotor turboélice Daher TBM convertido em híbrido
Monomotor turboélice Daher TBM convertido em híbrido

A Daher, tradicional fabricante francês de aeronaves, está perto de colocar no mercado de aviação executiva um avião híbrido, que permitirá não só reduzir as emissões, como também ampliar o tempo de voo.

O projeto é chamado EcoPulse e se baseia num Daher TBM, um monomotor turboélice executivo de seis passageiros com piloto e co-piloto, mesclando tanto o uso de um propulsor a combustão quanto de um grupo de motores elétricos.

Apresentado como um conceito no Paris Air Show de 2019, o Daher TBM “Hybrid” decolou pela primeira vez em novembro de 2023, iniciando um longo período de ensaios em voo para sua futura homologação.

Além do motor turboélice, o Daher híbrido conta com seis motores elétricos instalados nos bordos de ataque das asas e também nas pontas das mesmas.

A Daher promete menos emissão de CO² com uma aeronave híbrida

Em sua fuselagem, uma bateria de 350 kWh da Airbus garante a alimentação desses motores elétricos, assim como por um turbogerador a gás da Safran.

Além disso, as hélices do propulsor e dos elétricos são feitos em material especial, chamados ePropellers. Com parte dos detalhes ainda em segredo, esse Daher híbrido já fez mais de 50 voos, com um total de 100 horas de voo.

Segundo a Daher, o gerenciamento de potência entre os motores permite maior controle de voo e eficiência na utilização, gerando também um nível de ruído bem menor na cabine.

A Daher oficialmente diz que o projeto servirá para o desenvolvimento de aeronaves híbridas no futuro.

 

 

 

 

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