A nova fabricante de aviões Deutsche Aircraft postergou a previsão de entrada em serviço do D328eco, turboélice regional de 40 assentos, que agorá ficou para o 4º trimestre de 2027.
Entre os motivos para a revisão do cronograma estão mudanças regulatórias que envolvem o processo de certificação, explicou a empresa alemã.
“Embora tenhamos que realinhar a estreia do nosso D328eco, estamos aproveitando esta oportunidade para investigar novas melhorias do produto e estamos satisfeitos com o tremendo progresso do programa até o momento”, disse Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A decisão de postergar a estreia em serviço ocorreu após uma revisão interna, discussões com clientes e potenciais operadores e também com a cadeia de fornecedores, que inclui a brasileira Akaer.
A Deutsche afirmou que aproveitará o prazo mais longo de desenvolvimento para adicionar melhorias que podem incluir desempenho STOL (Short Take-off and Landing, pouso e decolagem curta).
Ainda segundo Jackson, o trabalho tem avançado com discussões com a EASA, o regulador europeu de aviação civil, o início da construção da linha de montagem final em Leipzig e a definição de 95% dos fornecedores da aeronave.
A empresa promete anunciar mais novidades durante o Farnborough Airshow no final de julho.
Turboélice Dornier 328 atualizado
O D328eco é uma atualização do turboélice Dornier 328 que chegou ao mercado no início dos anos 90 e teve até uma versão a jato.
A Deutsche Aircraft foi criada para reprojetar a aeronave, que terá maior capacidade, utilizará motores Pratt & Whitney PW127XT-S compatíveis com SAF (Combustível de Aviação Sustentável) e aviônicos Garmin G5000 de última geração.
A meta é disputar mercado com o ATR 42, aeronave que domina o segmento de turboélices há várias décadas.
O programa, no entanto, está acumulando atrasos já que o prazo original de entrada em serviço era 2025, tempos depois mudado para o final de 2026.