Turboélice rival do ATR atrasa e só vai estrear em 2027

Deutsche Aircraft revisou o cronograma de desenvolvimento do D328eco, que terá 40 assentos e terá como fornecedora a brasileira Akaer
Turboélice D328eco
Turboélice D328eco (DA)

A nova fabricante de aviões Deutsche Aircraft postergou a previsão de entrada em serviço do D328eco, turboélice regional de 40 assentos, que agorá ficou para o 4º trimestre de 2027.

Entre os motivos para a revisão do cronograma estão mudanças regulatórias que envolvem o processo de certificação, explicou a empresa alemã.

“Embora tenhamos que realinhar a estreia do nosso D328eco, estamos aproveitando esta oportunidade para investigar novas melhorias do produto e estamos satisfeitos com o tremendo progresso do programa até o momento”, disse Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.

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Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft
A brasileira Akaer será uma fas fornecedoras do D328eco, da Deutsche Aircraft (DA)

A decisão de postergar a estreia em serviço ocorreu após uma revisão interna, discussões com clientes e potenciais operadores e também com a cadeia de fornecedores, que inclui a brasileira Akaer.

A Deutsche afirmou que aproveitará o prazo mais longo de desenvolvimento para adicionar melhorias que podem incluir desempenho STOL (Short Take-off and Landing, pouso e decolagem curta).

Ainda segundo Jackson, o trabalho tem avançado com discussões com a EASA, o regulador europeu de aviação civil, o início da construção da linha de montagem final em Leipzig e a definição de 95% dos fornecedores da aeronave.

A empresa promete anunciar mais novidades durante o Farnborough Airshow no final de julho.

A fábrica da Deutsche Aircraft poderá produzir 48 aeronaves por ano (DA)
A fábrica da Deutsche Aircraft ficará em Leipzig, na Alemanha, e poderá produzir 48 aeronaves por ano (DA)

Turboélice Dornier 328 atualizado

O D328eco é uma atualização do turboélice Dornier 328 que chegou ao mercado no início dos anos 90 e teve até uma versão a jato.

A Deutsche Aircraft foi criada para reprojetar a aeronave, que terá maior capacidade, utilizará motores Pratt & Whitney PW127XT-S compatíveis com SAF (Combustível de Aviação Sustentável) e aviônicos Garmin G5000 de última geração.

A meta é disputar mercado com o ATR 42, aeronave que domina o segmento de turboélices há várias décadas.

O programa, no entanto, está acumulando atrasos já que o prazo original de entrada em serviço era 2025, tempos depois mudado para o final de 2026.

 

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