Primeiro avião de transporte militar desenvolvido na Rússia após o fim da União Soviética, o Il-112V completou seu segundo voo de testes nesta terça-feira, 30, na fábrica de Voronezh em Moscou.
A aeronave turboélice da Ilyushin havia realizado o voo inaugural há exatos dois anos, em 30 de março de 2019. A segunda decolagem deveria ter ocorrido em abril de 2020 mas, segundo a TASS, acabou cancelada para reconstrução da pista do aeródromo.
Desde então o turboélice passou por aprimoramentos, além de receber a pintura com as cores da Força Aérea da Rússia. Entre as melhorias estão a redução do peso do bimotor e o refinamento de vários sistemas.
O Il-112V terá a missão de substituir os numerosos turboélices An-24 e An-26 da frota russa a partir de 2023, quando a produção terá início a um ritmo anual de 12 aeronaves. O Ministério da Defesa russo, no entanto, não revelou quantas unidades foram encomendadas, embora fontes no país afirmem que 62 aviões devem ser entregues.
O turboélice de asa alta possui 24 metros de comprimento e envergadura de 27,6 m. O Il-112V é capaz de transportar até 5 toneladas de carga e voar a uma velocidade de 450 km/h.
A Ilyushin utiliza grande quantidade de componentes locais na aeronave como os motores ТV7-117CT com hélices de seis pás. O modelo pode operar em pistas despreparadas com até 1.200 metros de comprimento.